Justiça

[Vídeo] Ministério Público denuncia babá acusada de maus-tratos a criança autista em Arapiraca

Testemunhas relataram agressões físicas, verbais e outras violências contra criança com TEA grau 3

Por 7segundos, com assessoria 06/02/2026 15h03
[Vídeo] Ministério Público denuncia babá acusada de maus-tratos a criança autista em Arapiraca
Caso é investigado pelo Ministério Público após denúncias de agressões contra criança com autismo - Foto: Reprodução

O Ministério Público de Alagoas (MPAL), por meio da Promotoria da Infância e da Juventude de Arapiraca, denunciou a babá suspeita de agredir um menino diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A mulher havia sido contratada para cuidar da criança enquanto a mãe trabalhava.

Segundo o MP, depoimentos de testemunhas e documentos reunidos durante a investigação apontam indícios da prática de crimes graves contra a vítima. Ainda no dia 30 de janeiro, a promotora de Justiça Viviane Farias instaurou procedimento preliminar e solicitou a abertura de inquérito policial para apurar o caso.

De acordo com a promotora, a criança apresenta TEA suporte 3 e não é verbal, o que aumenta o grau de vulnerabilidade. O Ministério Público entende que a suspeita teria cometido atos de violência física e verbal de forma repetida, atingindo também o estado emocional do menino.

Conforme a denúncia, o exame de corpo de delito confirmou a existência de lesões na criança. Para o MP, as condutas investigadas ultrapassam o crime de maus-tratos e podem se enquadrar como tortura.

Relatos de testemunhas indicam ainda suspeita de que a criança teria sido obrigada a ingerir material fecal. Segundo a investigação, a mãe percebeu situações estranhas após notar mau odor na boca do filho, enquanto a babá alegava problemas de saúde para justificar o fato.

Os depoimentos de vizinhos e registros em áudio teriam ajudado a reforçar as acusações, contrariando a versão apresentada pela suspeita durante o depoimento.

O caso segue sob investigação e será analisado pela Justiça.