Outros Esportes

Violência: Arapiraquenses buscam nas artes marciais técnicas de defesa pessoal

Por Claudio Barbosa 18/07/2017 17h05
Violência: Arapiraquenses buscam nas artes marciais técnicas de defesa pessoal
Damião José ministra aulas de defesa pessoal usando as artes marciais - Foto: Reprodução facebook

Artes marciais, em resumo, representam um conjunto de técnicas de lutas individuais. Algumas das artes marciais mais conhecidas são kung fu, caratê, judô, aikido, krav magá, judô, jiu-jitsu, muay thai, taekwondo. Habilidades que se transformaram em atividades esportivas, inclusive olímpicas, mas que ajudam aperfeiçoar o corpo e a mente.

As técnicas aprendidas como esporte podem ser usadas no âmbito da defesa pessoal. E, com a onda de violência, muitas pessoas buscam esse aprendizado em Arapiraca, conforme levantamento feito pelo Portal 7 Segundos. De acordo com o Sansei Damião José da Silva, “a violência nas cidades e os noticiários mostrado todos os dias esse crescimento as pessoas passam a perceber a necessidade de se proteger, buscar formação e procuraram as academias de artes marciais para aprender uma defesa pessoal”.

De acordo Damião José, “toda arte marcial é uma defesa pessoal,” porém, ressalta que a grande maioria dos instrutores trabalha a arte mais como esporte de competição. Segundo ele, são poucos que trabalham mis especificamente a questão da defesa pessoal.

“Eu estou completado 30 de Karatê, filiado a Feaki e CBKI e sou representante da IUKS. E tenho autorização pela Polícia Federal (PF) como instrutor de defesa pessoal na área de segurança”, destacou Damião José da Silva.

Benerval e Reinaldo

Os irmos José Reinaldo e Benerval Ferreira pertencem ao Instituto Bujin-Kan Karatê & Budo Artes Marciais, afiliada a CBK-JKA. Os dois arapiraquenses já participaram de várias competições internacionais, incluindo Chile, Argentina, França e Alemanha.

Em contato com o Portal 7 Segundos, Benerval Ferreira confirmou: “Sim. É um assunto  muito conversado. Defesa pessoal, hoje em dia, é uma questão de sobrevivência pessoal”. No entanto fez um alerta importante, “Sempre a melhor defesa é a prevenção. A defesa pessoal passa por onde andamos, com quem andamos e horário que andamos. Observando isso, já temos uma boa defesa, o restante deve ser físico”.

Benerval também fez uma recomendação importante, para quem pretende escolher uma arte marcial como defesa pessoal: ”Não adianta treinar uma arte marcial se a pessoa não se identifica com ela. Não servirá pra nada e nem se desenvolverá. Muitas pessoas me perguntam sobre a melhor arte, e eu respondo que, a melhor arte é a que você se identifica. Porque cria um dom, uma ligação, há desenvolvimento. Servindo como auto defesa não só para o corpo, mas com crescimento espiritual”, completou.