Outros Esportes

Atletas avaliam espírito de comunidade como ponto forte do Crossfit, febre esportiva do momento

A modalidade esportiva surgiu em meados da década de 90 a partir da insatisfação do ginasta Gred Glassman

Por Erick Balbino/7 Segundos 09/01/2022 08h08
Atletas avaliam espírito de comunidade como ponto forte do Crossfit, febre esportiva do momento
Crossfit se tornou febre esportiva - Foto: Reprodução

Wall Boll, Muscle Pull Up, DU, RX. Se você não fala inglês ou ainda não se rendeu ao Crossfit, febre do momento, talvez essas expressões não signifiquem absolutamente nada. E é sobre essa modalidade esportiva que vem ganhando cada dia mais adeptos em Arapiraca e região que o Portal 7Segundos vai falar hoje.

O Crossfit surgiu em meados da década de 90 a partir da insatisfação do ginasta Gred Glassman com os métodos tradicionais de treinos físicos. Ele elaborou, portanto, um modelo baseado em exercícios funcionais extremamente intensos que tem como principal objetivo desenvolver o condicionamento do corpo de forma geral, sem focar em músculos e regiões específicas.

Para o Coach Thiago Leite, um dos pioneiros da modalidade em Arapiraca, Capital do Agreste alagoano, o esporte veio pra ficar.

"Conheci o Crossfit há cerca de cinco anos e meio, como aluno. Como eu já era profissional de Educação Física, resolvi me aprofundar mais no esporte. Fiz alguns cursos e me tornei coach. Em 2017, resolvi trazer a modalidade para Arapiraca e abri um box. Como não tinha nada ligado ao segmento na cidade, vi a oportunidade de investir e, ao mesmo tempo, mudar vidas por meio da atividade física", disse Thiago.

Thiago Leite é profissional de Educação Física e conheceu o Crossfit há pouco mais de 5 anos (Foto: Acervo Pessoal)

O profissional de Educação Física acredita que o dinamismo do esporte seja o que mais atrai os arapiraquenses.

"Todo dia é um treino diferente, e isso faz com que os alunos saiam da monotonia e busquem se superar sempre mais", disse ele, alertando para os cuidados necessários para evitar lesões, já que a modalidade é de alto impacto.

"O Crossfit é um esporte muito seguro, desde que seja acompanhado por profissionais capacitados e que seja praticado em um ambiente seguro. Uma boa equipe técnica é essencial", finalizou.

Apesar da prática esportiva apresentar resultados impressionantes, o espírito de comunidade é uma das características que mais chama atenção dos atletas.

É o caso do fotógrafo arapiraquense Lucas Ferreira, de 27 anos. Crosffiteiro há mais de um ano, o atleta acredita que a forma como as pessoas compartilham o conhecimento durante o treino é o que mais o incentiva a melhorar.

"Eu não conhecia Crossfit até uma amiga me chamar para fazer uma aula experimental. De imediato me identifiquei com o esporte, por ser muito dinâmico e intenso. Eu sempre quis ter mais mobilidade e força, e isso o Crossfit me proporcionou. A forma como as pessoas que praticam o esporte com você é muito legal pois serve como incentivo. É diferente das academias, onde é cada um por si", disse ele.

O arapiraquense Lucas Ferreira pratica Crosstit há mais de um ano (Foto: Acervo Pessoal)

Para ele, além da mudança corporal, o Crossfit também o fez melhorar sua forma de viver.

"Hoje em dia durmo ainda melhor e não tenho dificuldade para acordar cedo e aproveitar mais o meu dia. O Crossfit me fez querer melhorar a cada dia e incentivar quem está a minha volta também procure melhorar", continou, convidando quem ainda não conheceu a modalidade, que o faça o quanto antes.

"Tenho certeza que ninguém vai se arrepender de tentar. É esperar o inesperado, já que os treinos são diferentes todos os dias. Para quem gosta de desafios, esse é o esporte certo", finalizou.

E o Agreste alagoano já pode dizer que possui sua própria competição. Em 2019, foi lançado o Agreste Games, uma competição regional e que foi um sucesso. Em razão da pandemia, a segunda edição só pôde acontecer em 2021, sendo um sucesso ainda maior, com vagas esgotadas em menos de três dias.