Futebol

Ex-arbitro revela que homem tentou suborná-lo para time ser campeão da Libertadores

O ex-árbitro Carlos Chandía relatou nesta terça-feira, em entrevista à Rádio Futuro, do Chile, que já sofreu tentativa de suborno na Copa Libertadores.

Por Yahoo Esportes 16/02/2023 09h09
Ex-arbitro revela que homem tentou suborná-lo para time ser campeão da Libertadores
Ex-árbitro relata possível suborno em partida da Libertadores - Foto: Divulgação/Mastercard

O ex-árbitro Carlos Chandía relatou nesta terça-feira, em entrevista à Rádio Futuro, do Chile, que já sofreu tentativa de suborno na Copa Libertadores. Segundo o relato do chileno, o clube San Lorenzo, da Argentina, foi o responsável pelo ato de desonestidade na edição de 2009 do torneio Sul-Americano.

Chandía contou que dois homens o coagiram para um possível suborno. Na história, os indivíduos teriam encontrado o até então árbitro Fifa, e teriam o persuadido a roubar para o clube argentino. O chileno ainda chegou a citar o empresário Marcelo Tinelli.

- Fui ao aeroporto de Concepción, e essas pessoas pediram para ir a um banco e trocar dólares. Fomos comer, quando me disseram: 'Olha, Tinelli [Marcelo, empresário argentino], o único que quer, é ser campeão - relatou o ex-árbitro, que continuou o relato.

- Segui escutando, saímos com o carro e fui deixá-los no aeroporto. E eu disse: 'O único que posso falar é que vocês erraram de pessoa. Falem para esse Tinelli que ele nem pense nisso. Falei: 'Posso pedir um favor? Digam ao Tinelli que se ele aparecer no vestiário, vou dar um chute na bunda que ele não vai esquecer nunca mais. Vão embora, e espero que cheguem bem às suas casas - concluiu.

Posteriormente, o chileno ainda contou como foi a sensação de apitar a partida após o ocorrido. O Libertad, clube paraguaio, acabou vencendo o confronto contra os argentinos em questão por 2 a 0. Na edição da Libertadores de 2009, o San Lorenzo foi eliminado em último lugar na fase de grupos.

- Quando cheguei ao estádio, olhei por todos os lados, para ver se Tinelli estava por lá. Não apareceu. Os paraguaios ganharam por 2 a 0. Não sabem a tranquilidade que tive. Ganharam bem. O único que queria era que terminasse bem, sem nenhum escândalo. Se eu visse Tinelli por ali, o mandaria à merda - finalizou o ex-árbitro.

+ João Gomes curte post de jornalista com crítica ao Flamengo

Outro lado

Após as fortes declarações do chileno, o jornal argentino "Olé" trouxe a versão de Marcelo Tinelli sobre o assunto.

-É um delírio. Pouco sério - disse o ex-presidente do San Lorenzo em entrevista ao portal de comunicação, que obteve mais declarações da assessoria do dirigente. -

- Em 2009, Marcelo não era dirigente, ele nunca viu esse Chandía. A verdade é que cômico, tragicômico, o que disse esse senhor (Chandía) - concluiu os assessores.

Tinelli chegou a ser presidente icônico do San Lorenzo no futuro, mas conforme inteirou a assessoria, o empresário na época não fazia parte do plantel de investidores ou de dirigentes do clube argentino.