Nordeste pode fazer história outra vez: jovem brasileiro entra nos planos da Ferrari na F1
Rafael Câmara está na mira da equipe mais tradicional da categoria
O Brasil pode voltar a ter mais de um representante na Fórmula 1 a partir da temporada 2026. Além de Gabriel Bortoleto, já confirmado como piloto da Audi, a Ferrari avalia abrir espaço para o jovem brasileiro Rafael Câmara em sessões de treinos livres e testes oficiais da categoria.
Natural de Boa Viagem, no Recife (PE), Rafael Câmara tem 20 anos e desponta como um dos principais talentos da nova geração do automobilismo mundial. Nordestino, ele pode se tornar um novo piloto brasileiro na Fórmula 1, recolocando a região no cenário máximo do esporte a motor.
Em entrevista ao portal Autosport, o chefe da Ferrari, Fred Vasseur, afirmou que a equipe italiana planeja utilizar Câmara em algumas sessões oficiais de treinos livres, além de testes com carros antigos, dentro do programa de desenvolvimento de jovens pilotos da escuderia.
Rafael Câmara ganhou projeção internacional ao conquistar o título da Fórmula 3 em 2025, com uma campanha dominante: foram cinco poles, quatro vitórias e o campeonato assegurado de forma antecipada após vitória em Hungaroring, na Hungria, defendendo a equipe Trident. Em 2026, ele disputará a Fórmula 2, considerada a principal porta de entrada para a Fórmula 1.
A possibilidade ganha ainda mais força após mudanças no regulamento da categoria. Desde 2025, as equipes são obrigadas a escalar jovens pilotos em pelo menos duas sessões de treinos livres por carro ao longo da temporada, o que amplia as chances de novos talentos estrearem oficialmente nos finais de semana de corrida.
Questionado sobre outros nomes, como o campeão da Fórmula 2, Leonardo Fornaroli, Vasseur admitiu interesse, mas destacou que a Ferrari já conta com jovens promissores, como Oliver Bearman, reforçando que Rafael Câmara segue no radar da equipe.
Caso a aposta se confirme, o pernambucano poderá quebrar um longo jejum e reacender a esperança do torcedor brasileiro, colocando o Brasil novamente com dois pilotos no mapa da Fórmula 1.
Últimas notícias
Idosa impressiona com tacada final em jogo de sinuca
Vazamento de dados do Pix expôs mais de 10,2 milhões de telefones desde 2021
Pastor João Luiz recua e decide permanecer na Câmara de Maceió
Flávio diz não ter definição sobre vice e nega seleção de nomes para ministérios
Locomotiva deve chegar nos próximos meses para iniciar testes do VLT em Arapiraca
Homem é flagrado tentando furtar prédio da FMAC e acaba sendo preso
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
