Futebol

Uefa abre investigação após denúncia de racismo feita por Vini Jr

Entidade designa inspetor para apurar possível conduta discriminatória no duelo pela Champions

Por Ge 18/02/2026 15h03
Uefa abre investigação após denúncia de racismo feita por Vini Jr
Prestianni ofende Vini Jr. com a camisa sobre a boca - Foto: PATRICIA DE MELO MOREIRA / AFP

A Uefa divulgou nesta quarta-feira que abriu um processo investigativo para analisar as denúncias de comportamento discriminatório ocorridas no confronto entre Benfica e Real Madrid, válido pelo playoff do mata-mata da Champions League 2025/2026, na última terça-feira.

Segundo a entidade, um inspetor independente de Ética e Disciplina foi designado para conduzir a apuração. A decisão ocorre após o atacante Vinícius Júnior relatar ter sofrido ofensas racistas proferidas pelo jogador do Benfica, Prestianni, durante a partida.

Em nota, a Uefa informou que o inspetor foi nomeado para examinar as alegações de conduta discriminatória e acrescentou que novas atualizações sobre o caso serão divulgadas assim que houver avanços na investigação.

Os relatórios oficiais dos jogos disputados ontem à noite estão, neste momento, a ser analisados. Caso seja reportado algo, serão abertas as respetivas investigações e, caso essas levem a sanções disciplinares, essas serão anunciadas no site da UEFA. Não temos mais informações ou comentários a fazer neste momento - diz o comunicado da Uefa.

Denúncia de racismo

O atacante Vini Jr. denunciou ter sido vítima de um ato de racismo de Prestianni durante o duelo entre Real Madrid e Benfica. O episódio ocorreu logo depois de o brasileiro marcar um golaço e abrir o placar para o time espanhol no segundo tempo do confronto, no Estádio da Luz, em Lisboa.

A comemoração de Vinicius após o gol, diante da bandeirinha de escanteio e perto de uma torcida organizada do Benfica, gerou reclamações dos jogadores do time luso e iniciou uma confusão no gramado. Vini, inclusive, foi punido com um cartão amarelo por parte do árbitro francês François Letexier.

Após os ânimos se acalmarem, e o jogo ser encaminhado para ser reiniciado, Vini Jr. se indignou com uma manifestação vinda da lateral do campo e fez uma denúncia de racismo para o juiz. Mais uma vez, uma confusão generalizada se formou.

O árbitro imediatamente acionou o protocolo antirracismo previsto pela Uefa e paralisou a partida. O jogo ficou parado por cerca de 10 minutos, enquanto Vini foi amparado por companheiros como Mbappé e Tchouaméni. O técnico do Benfica, José Mourinho, foi um dos que conversou com o brasileiro. Membros das duas comissões técnicas discutiram muito em meio à confusão.

A torcida do Benfica, então, passou a xingar em coro o astro brasileiro - que também teve objetos arremessados em sua direção. A partida foi retomada normalmente, e Vini passou a ser vaiado a cada toque na bola. Mbappé foi outro que passou a ser muito vaiado. A súmula da partida trará o relato oficial do árbitro François Letexier.





Uefa abre investigação após denúncia de racismo feita por Vini Jr. — Foto: Reprodução