Uefa abre investigação após denúncia de racismo feita por Vini Jr
Entidade designa inspetor para apurar possível conduta discriminatória no duelo pela Champions
A Uefa divulgou nesta quarta-feira que abriu um processo investigativo para analisar as denúncias de comportamento discriminatório ocorridas no confronto entre Benfica e Real Madrid, válido pelo playoff do mata-mata da Champions League 2025/2026, na última terça-feira.
Segundo a entidade, um inspetor independente de Ética e Disciplina foi designado para conduzir a apuração. A decisão ocorre após o atacante Vinícius Júnior relatar ter sofrido ofensas racistas proferidas pelo jogador do Benfica, Prestianni, durante a partida.
Em nota, a Uefa informou que o inspetor foi nomeado para examinar as alegações de conduta discriminatória e acrescentou que novas atualizações sobre o caso serão divulgadas assim que houver avanços na investigação.
Os relatórios oficiais dos jogos disputados ontem à noite estão, neste momento, a ser analisados. Caso seja reportado algo, serão abertas as respetivas investigações e, caso essas levem a sanções disciplinares, essas serão anunciadas no site da UEFA. Não temos mais informações ou comentários a fazer neste momento - diz o comunicado da Uefa.

Denúncia de racismo
O atacante Vini Jr. denunciou ter sido vítima de um ato de racismo de Prestianni durante o duelo entre Real Madrid e Benfica. O episódio ocorreu logo depois de o brasileiro marcar um golaço e abrir o placar para o time espanhol no segundo tempo do confronto, no Estádio da Luz, em Lisboa.
A comemoração de Vinicius após o gol, diante da bandeirinha de escanteio e perto de uma torcida organizada do Benfica, gerou reclamações dos jogadores do time luso e iniciou uma confusão no gramado. Vini, inclusive, foi punido com um cartão amarelo por parte do árbitro francês François Letexier.
Após os ânimos se acalmarem, e o jogo ser encaminhado para ser reiniciado, Vini Jr. se indignou com uma manifestação vinda da lateral do campo e fez uma denúncia de racismo para o juiz. Mais uma vez, uma confusão generalizada se formou.
O árbitro imediatamente acionou o protocolo antirracismo previsto pela Uefa e paralisou a partida. O jogo ficou parado por cerca de 10 minutos, enquanto Vini foi amparado por companheiros como Mbappé e Tchouaméni. O técnico do Benfica, José Mourinho, foi um dos que conversou com o brasileiro. Membros das duas comissões técnicas discutiram muito em meio à confusão.
A torcida do Benfica, então, passou a xingar em coro o astro brasileiro - que também teve objetos arremessados em sua direção. A partida foi retomada normalmente, e Vini passou a ser vaiado a cada toque na bola. Mbappé foi outro que passou a ser muito vaiado. A súmula da partida trará o relato oficial do árbitro François Letexier.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2026/Y/r/BPVhZqTBam1WIXao9NWg/whatsapp-image-2026-02-18-at-09.46.20.jpeg)
Últimas notícias
Acusado de matar coreógrafo em Viçosa é denunciado por homicídio duplamente qualificado
Casos de dengue caem quase 40% nas 4 primeiras semanas epidemiológicas de 2026
Justiça convoca eleitores que fizeram alistamento eleitoral online para fazerem biometria
Prefeitura de Maceió convoca de 800 profissionais da educação após cobrança de Rafael Brito
Jibóia com mais de dois metros é resgatada pela Polícia Militar nas ruas de Maceió
Transtorno Opositor Desafiador na infância: entenda principais características do distúrbio
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
