Philippe Coutinho anuncia saída do Vasco e encerra segunda passagem pelo clube
O meia Philippe Coutinho, de 33 anos, anunciou nesta quarta-feira (18) sua saída do Vasco.
O meio-campista tinha vínculo com o Cruzmaltino até o meio do ano, mas decidiu pedir o encerramento antecipado do contrato, deixando São Januário de forma imediata.
A equipe carioca ainda não se posicionou oficialmente sobre o tema.
Em comunicado publicado em suas redes sociais, o camisa 10 disse que tomou a decisão por motivos pessoais.
"A verdade é que estou muito cansado mentalmente. Sempre foi muito reservado, então falar isso aqui não é fácil, mas eu preciso ser honesto. Minha relação com o Vasco é de amor. E vai continuar sendo para sempre. Com o coração apertado, eu entendo que agora seja o momento de dar um passo para trás e encerrar esse ciclo no Vasco", escreveu.
Com o "adeus", Coutinho encerra sua segunda passagem pelo Cruzmaltino.
Ao todo, foram 81 partidas desde seu retorno a São Januário, em 2024, com 17 gols marcados e sete assistências concedidas.
A despedida aconteceu na recente partida contra o Volta Redonda, pelo Campeonato Carioca, na qual o meia foi substituído no intervalo após ser vaiado pela torcida.
Na ocasião, o camisa 10 não acompanhou o restante da partida no banco de reservas, gerando crise nos bastidores.
Revelado na base vascaína, que representou desde a categoria sub-13, Philippe teve a primeira passagem pelo profissional entre 2009 e 2010.
Na ocasião, ele registrou 43 partidas, cinco gols e duas assistências antes de ser vendido à Inter de Milão, da Itália.
Ao todo, portanto, Coutinho encerra sua trajetória no Vasco com 124 partidas, 22 bolas na rede e nove passes decisivos.
Seu único título com a Cruz de Malta foi a Série B de 2009, na primeira passagem. Ele ainda teve o vice-campeonato da Copa do Brasil de 2005 como ponto alto do segundo período.
Leia o comunicado de Philippe Coutinho:
Eu pensei muito antes de escrever aqui. Pensei mesmo. Mas, pelo respeito, pelo carinho e pelo amor que eu tenho por vocês e por esse clube, eu senti que precisava vir aqui e falar de coração aberto.
Eu escolhi voltar para o Vasco porque eu amo esse clube. Amo tudo o que Vasco representa na minha vida. Vestir essa camisa foi uma das escolhas mais importantes que eu já fiz. E, em cada treino, em cada jogo, eu dei o meu melhor. Sempre! Nunca faltou entrega, nunca faltou vontade e comprometimento.
Ser julgado por inúmeras pessoas por algo que não faz parte do meu caráter é difícil demais. Eu jamais desrespeitaria a torcida, meus companheiros e o Vasco. Nunca fiz isso em lugar nenhum por onde passei. Quem me conhece sabe disso.
Naquele momento, na ida para o vestiário, eu senti e percebi que meu ciclo no clube tinha acabado, e eu não voltei para priorizar minha saúde mental. Isso dói muito.
A verdade é que estou muito cansado mentalmente. Sempre foi muito reservado, então falar isso aqui não é fácil, mas eu preciso ser honesto.
Minha relação com o Vasco é de amor. E vai continuar sendo para sempre.
Com o coração apertado, eu entendo que agora seja o momento de dar um passo para trás e encerrar esse ciclo no Vasco.
Eu sou grato por tudo o que vivi aqui. Vou levar o Vasco comigo para sempre. No peito. Na história. Na vida. De coração...obrigado por tudo.
Veja também
Últimas notícias
Prefeitura de Penedo inicia projeto Cultura Presente na Praça na próxima sexta-feira, 22
Prefeitura de Penedo chega a final nacional do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora 2026
Marcelo Beltrão destaca fortalecimento dos municípios durante a XXVII Marcha em Brasília
Trabalho de Rafael Brito garante reajuste automático do piso do magistério para todos os professores
Projeto de Cabo Bebeto aprovado na ALE obriga escolas a comunicar pais sobre atividades de gênero
Semarh divulga previsão do tempo para esta quarta-feira (20) em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
