Alagoas

Bombeiro alagoano participa de curso de salvamento veicular na Alemanha

 

Por Agência Alagoas 11/10/2011 16h04
Trazendo na bagagem profissional a experiência de ser um dos militares que implantaram o Curso de Salvamento Veicular na Corporação, além de ser formado no Curso de Salvamentos Especiais (CSEsp), tenente BM Felipe Dórea viajou à Alemanha para participar do maior evento de salvamento veicular do mundo.

O Rescuedays, que ocorreu de 30 de setembro a 02 de outubro, foi patrocinado pela empresa alemã Weber, fabricante de desencarceradores e equipamentos operacionais utilizados pelos bombeiros neste tipo de socorro. A participação foi garantida por meio de convite, que os revendedores brasileiros, junto com integrantes da empresa alemã, fizeram ao oficial, que foi o único bombeiro do nordeste, estando entre os dez brasileiros que foram ao evento, na cidade de Deggendorf.

Mais de 600 bombeiros de todo o mundo participaram do Rescuedays, que englobou palestras sobre técnicas e novidades tecnológicas, além de oficinas com os equipamentos mais avançados na área de salvamento veicular envolvendo diferentes situações deste tipo de ocorrência, que podem acontecer no dia-a-dia do serviço dos bombeiros.

Segundo o tenente Felipe, foram três dias inteiros de curso, com mais de 15 oficinas, onde foi possível perceber que os bombeiros alagoanos vêm realizando este tipo de salvamento de forma muito semelhante ao que é feito no outro país. “Nosso material humano é muito bom, e o que fazemos aqui é muito semelhante ao que se faz lá. Conheci novos equipamentos, tendências nesta área de salvamento, além da oportunidade de treinar com carros modernos de tecnologia avançada em segurança”, relatou o oficial.

Ainda conforme ele, que é integrante da coordenação do CSEsp 2011, o módulo de salvamento veicular do curso foi adiado para o final de outubro, para que fosse possível o repasse do conhecimento adquirido na Alemanha aos novos ‘águias’, como são conhecidos os bombeiros formados neste curso.

Além disso, há um projeto de inclusão dos aspirantes na referida turma para receber os ensinamentos e repassá-los às suas respectivas unidades operacionais, provocando um avanço na qualidade do socorro que é prestado aos alagoanos da capital e do interior.