Agentes do DMTT abordam veículo com descarga alterada na Ponta Verde
Equipe estava em policiamento viário quando executou a abordagem
Um veículo com alteração na descarga foi abordado por agentes do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT), na noite da última sexta-feira (28), no bairro Ponta Verde, em Maceió. A modificação no equipamento resulta em barulho excessivo que, consequentemente, provoca transtorno para pessoas com espectro autista, idosos, recém-nascidos e animais domésticos.
A equipe estava em fiscalização viária pela avenida Sandoval Arroxelas, quando o automóvel foi visto. Ao observar o veículo, foi constatado que apresentava barulho excessivo e o condutor recebeu voz de parada. Durante a vistoria, foi percebida a falta do dispositivo silenciador.
O motorista foi autuado pelo Artigo 230, inciso XI do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir veículo com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante. A infração é grave e tem como penalidade multa de R$ 195,23 e menos cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além da retenção do veículo para a regularização.
Poluição sonora
A prática da descarga livre é um problema que causa muito transtorno pra quem está no período de repouso, principalmente o noturno.
"Idosos, recém-nascidos, pessoas com espectro autista, além de animais domésticos, todos ficam bastante incomodados com o barulho de um veículo com escapamento alterado. Isso pode causar mudanças no comportamento e até trazer complicações para esses grupos", explicou o agente de trânsito Lucas Castro.
E completou: "Para coibir essa prática temos a operação Ruído Zero e também atuamos como hoje, em rondas. Daí, ao constatarmos a irregularidade, realizamos a abordagem".
Além do barulho excessivo, veículos com descarga livre podem emitir gases tóxicos acima dos limites permitidos. A instalação de escapamentos esportivos pode ser permitida, desde que não ultrapasse os limites de emissão de ruído e seja certificada pelo Inmetro.
Veja também
Últimas notícias
‘Eu tenho certeza que nós vamos reverter essa situação’, diz Marcos Madeira sobre decisão do TRF5
Governador sanciona lei que garante adesão de AL ao Regime Emergencial do diesel
[Vídeo] Homem suspeito de envenenar cães é procurado pela polícia em Maceió
Casa do Empreendedor de Limoeiro de Anadia conquista Selo Diamante do Sebrae
Anvisa suspende fabricação e determina recolhimento de produtos da marca Ypê
Incêndio atinge apartamento no Antares e mobiliza Corpo de Bombeiros
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
