Alagoas

Videomonitoramento começa a funcionar no final do mês

C&acirc;meras ser&atilde;o instaladas na orla mar&iacute;tima de Macei&oacute;<br /> &nbsp;

05/10/2012 15h03
Videomonitoramento começa a funcionar no final do mês
Assessoria
Da redação, com assessoria

O sistema de videomonitoramento de Maceió começará a funcionar no final deste mês, segundo informou o governo do estado, nesta sexta-feira (05). A primeira etapa contará com a instalação de 21 câmeras na orla marítima da capital.

A fiação começou a ser colocada a partir do bairro de Jacarecica e vai até a praia do Pontal, para, em seguida, serem instaladas as primeiras câmeras de videomonitoramento. A ação desenvolvida pela Secretaria de Defesa Social (Seds) faz parte das ações do programa Brasil Mais Seguro – Alagoas, com investimentos próprios na ordem de R$ 9,5 milhões.

O projeto contempla a instalação de 77 câmeras de longo alcance, sendo duas móveis. Desse total, 18 são destinadas à fiscalização de trânsito pelo Detran. Os equipamentos com leitura de placas de veículos serão instalados nas entradas e saídas da capital e na Avenida Fernandes Lima.

Junto com as obras de infraestrutura, está sendo implantada no prédio da Defesa Social a Central de Monitoramento, que vai funcionar 24 horas no acompanhamento das imagens geradas pelas câmeras. A central deverá começar a operar no final do mês, após o treinamento de policiais, e o videomonitoramento da capital é considerado uma importante ferramenta na prevenção da criminalidade.

Com o lançamento do Brasil Mais Seguro – Alagoas, o projeto ganhou um impulso ao ser relacionado dentro das ações de segurança para a redução da violência no Estado.

Para que o projeto fosse colocado em prática, o Governo reuniu diversos órgãos públicos. Além do Detran, que destinou os recursos no valor de R$ 9,5 milhões, e da Seds, também participa a Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secti), por meio do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (Itec), cujos técnicos formaram a comissão especial de licitação.

O Itec também foi o responsável pela elaboração do termo de referência e faz parte da equipe de fiscalização das obras de instalação dos equipamentos. O órgão ainda irá hospedar as imagens coletadas das câmeras que irão compor o banco de dados.

“O videomonitamento é mais um passo importante que estamos dando para ajudar nas ações de segurança do programa Brasil Mais Seguro”, disse o governador Teotonio Vilela, ressaltando que o uso da tecnologia é mais uma ferramenta a ser utilizada na prevenção da violência no Estado.

Para o secretário da Defesa Social, as câmeras vão agilizar o trabalho da polícia tanto na parte de prevenção quanto no atendimento das ocorrências diárias registradas na capital, que vão contar com o apoio também de helicópteros.

“Maceió precisava de um sistema de videomonitoramento para fazer a prevenção à criminalidade”, afirmou. Segundo ele, o projeto conta com o apoio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), que vai entregar ao Estado mais 40 câmeras para serem instaladas nos bairros do Vergel e no Benedito Bentes.

Além da orla marítima, o videomonitoramento irá contemplar o centro comercial e as principais vias da Mangabeiras, Barro Duro, Via Expressa e avenidas Durval de Góes Monteiro e Fernandes Lima. O projeto deverá ser concluído até o final de dezembro, com o funcionamento das 77 câmeras.