Alagoas

Segurança pública irá ganhar sistema de radiocomunicação digital

&nbsp;Projeto faz parte da moderniza&ccedil;&atilde;o tecnol&oacute;gica implementada pelo governo alagoano<br />

Por Assessoria 08/12/2012 10h10
Dentro do projeto de modernização tecnológica da área da segurança pública, o Governo de Alagoas irá implantar, a partir do próximo ano, o Sistema de Radiocomunicação Digital. Com investimentos da ordem de R$ 28,6 milhões, o projeto já tem os recursos garantidos pelo Ministério da Justiça, por meio do Programa Brasil Mais Seguro.

Após a confirmação de que os recursos foram empenhados pelo governo federal, conforme prometido pela secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, na sua última visita a Maceió, a Defesa Social vem acelerando os trabalhos para a finalização do projeto.

Com o sistema de radiocomunicação digital, os órgãos de segurança terão uma maior integração e agilidade no atendimento das ocorrências policiais de toda a Região Metropolitana de Maceió – da Barra de São de Santo Antônio a Barra de São Miguel –, e das regiões Sul e do Sertão.

Atualmente, o sistema analógico – além de impedir a comunicação entre viaturas policiais – permite que qualquer pessoa acesse os diálogos travados entre agentes dos órgãos policiais, comprometendo o trabalho desenvolvido na área de segurança pública.

Em reunião esta semana, o secretário da Defesa Social, Dário Cesar discutiu com gestores do projeto, secretário da Ciência e Inovação Tecnológica, Eduardo Setton, e com o diretor geral do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), Lúcio Melo, os detalhes técnicos para a finalização do projeto.

“Alagoas é o único estado que irá ganhar uma planta digital com cobertura tão ampla”, ressaltou Dário Cesar, elogiando o governo federal, por meio do Ministério da Justiça, por mais um aporte financeiro para a melhoria da segurança pública.

Para o secretário da Ciência e Inovação Tecnológica, os sistemas de videomonitoramento e de comunicação digital vão proporcionar um avanço importante nos projetos estruturantes de tecnologia para todo o Estado, beneficiando também outras áreas, como saúde, educação e fazendária.

“Com o projeto teremos um ganho na área tecnológica, porque a infraestrutura do sistema de radiocomunicação será suficiente para atender outras áreas públicas e também o setor privado”, ressaltou.

O sistema inclui a instalação de 30 torres de transmissão, sendo seis na capital e o restante nas cidades do interior; além de centenas de transceptores de radio base fixos, móveis e portáteis, que serão distribuídos entre os órgãos policiais localizados nas cidades das regiões contempladas. A Defesa Social deverá elaborar e lançar o edital de licitação até abril do próximo ano.