Alagoas

Arapiraca: CBM diz que casas de show que têm alvará possuem certificado do órgão

CBM de AL fará vistoria em todas as boates do estado

28/01/2013 11h11
Arapiraca: CBM diz que casas de show que têm alvará possuem certificado do órgão
Da Redação

O Corpo de Bombeiros em Arapiraca afirmou que as casas de shows da cidade que possuem alvará da prefeitura contam também com o certificado do órgão, logo, elas estão de acordo com as normas estabelecidas pelo Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico, que prevê sinalização, saída de emergência e lotação máxima. Segundo o Tenente Duarte, do Setor de Artigos Técnicos, o certificado tem validade anual e quando vence, a empresa deve procurar renovar.

Duarte explica que o trabalho do CBM vem sendo feito há algum tempo e esclarece, ainda, que “todos que têm alvará da prefeitura possuem, por consequência, o certificado dos bombeiros”. Em seguida, ele disse que isso acontece porque para ter um alvará, a casa de show precisa ter primeiro o certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros. O tenente não soube informar quantas casas de show não possuem alvará e certificado em Arapiraca. 

Quanto aos locais onde acontecem shows de forma esporádica, onde é montado um palco temporário, a exemplo do Lago da Perucaba, os organizadores precisam enviar um ofício ao CBM. Lá, é aberto um processo, após isso é feita a vistoria e o engenheiro precisa assinar um termo de responsabilidade técnica.


Vistoria em todo o estado

Após a tragédia na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, onde mais de 230 pessoas morreram, na boate Kiss, na madrugada do último domingo (27), o Corpo de Bombeiros de Alagoas iniciou um levantamento interno para verificar os dados relativos à segurança das boates e estabelecimentos comerciais que recebem grandes eventos e um alto número de pessoas no estado.

A assessoria de comunicação do órgão informou que os dados sobre o levantamento interno devem ser disponibilizados a partir desta terça-feira (29).

Tragédia no RS

Um incêndio na boate Kiss, no centro de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, deixou pelo menos 232 mortos e 131 de feridos, na madrugada do último domingo (27). Segundo o Corpo de Bombeiros, o uso irregular de um sinalizador durante o show de uma banda, a Gurizada Fandagueira, teria provocado a tragédia.
O incêndio teria começado às 2h30 da madrugada após uma faísca do sinalizador atingir o teto de isolamento acústico da boate. No local, era realizada uma festa universitária e a casa estava lotada com muitos jovens e adolescentes. Estima-se que mais de 2.000 pessoas participavam da festa.