Alagoas

Enquanto Dilma inaugura Canal, cidades do Sertão ficam sem água nesta terça

Problema mecânico em elevatória afeta fornecimento de água 

12/03/2013 11h11
Enquanto Dilma inaugura Canal, cidades do Sertão ficam sem água nesta terça
Neno Canuto
Da Redação

No dia da inauguração da primeira etapa do Canal do Sertão, que conta com a presença da presidente Dilma Rousseff, quatro cidades da região – incluindo Água Branca, município escolhido para a solenidade – estão sem abastecimento de água na manhã desta terça-feira (12).

De acordo com a assessoria da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), um problema mecânico na estação elevatória de água tratada (EEAT-04) que abastece as regiões provocou o problema na distribuição de água. Estão com deficiência na distribuição as cidades de Água Branca, Inhapi, Mata Grande e Canapi.

A empresa informou, ainda, que técnicos da área operacional da Unidade de Negócio Sertão estão trabalhando para que o sistema volte a ser normalizado. Além de Água Branca, Canapi, Inhapi e Mata Grande estão sem abastecimento.

A presidenta Dilma Rousseff está no Povoado Alto dos Coelhos, no município de Água Branca, com o governador Teotonio Vilela Filho, para inaugurar a primeira etapa do Canal do Sertão. A solenidade está marcada para as 10h, no Povoado Alto dos Coelhos, em Água Branca, nas proximidades do canteiro de obras. Os 65 quilômetros inaugurados fazem parte dos dois primeiros trechos, concluídos pelo Governo do Estado. A terceira etapa já foi iniciada, com serviços em andamento e recursos garantidos pelo Ministério da Integração Nacional até o km 78. Quando estiver concluído, o canal alcançará a marca de 250km de extensão, ligando Delmiro Gouveia a Arapiraca.

O Canal do Sertão entrou em operação no último dia 28 de janeiro e, até agora, já teve um investimento de cerca de R$ 1 bilhão, incluindo a contrapartida de R$ 100 milhões do Estado. A construção, inserida no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), é a maior obra de infraestrutura hídrica de Alagoas e uma das maiores do Nordeste.