Alagoas

Rede sem fio beneficia alunos em Traipu

Investimentos s&atilde;o de R$ 20 milh&otilde;es <br />

24/08/2013 11h11
Rede sem fio beneficia alunos em Traipu
Alunos e professores da Escola Estadual Moreno Brandão, em Traipu, já dispõem de mais uma ferramenta didática que vai beneficiar toda a comunidade escolar: a rede sem fio, que possibilita acesso mais rápido à internet. Com isso, já são 36 escolas da rede estadual com a rede instalada, em Maceió e no interior de Alagoas.

Como explica o coordenador de Tecnologia da Informação da Secretaria da Educação e do Esporte, Jaques Paulino, o Governo de Alagoas está investindo R$ 20 milhões para implantação do serviço de conexão nas escolas da capital e do interior. “Esse serviço é uma das ações que fazem parte do programa Alagoas Tem Pressa, que é a Conexidade na Escola”, afirma Jaques.

Segundo o coordenador de TI da SEE, atualmente, 170 escolas já dispõem de internet em Alagoas, onde 36 já receberam a rede sem fio e até o final do ano, todas as escolas da rede estadual estarão utilizando a conexão sem fio em todo o ambiente escolar. “Este ano, as 320 escolas da rede já estarão realizando a matrícula eletrônica”, assegura Jaques.

Para o diretor-geral da Escola Moreno Brandão, Ronaldo de Souza, o sistema de internet sem fio implantado na escola vai facilitar tanto o trabalho dos professores, como as atividades dos 260 alunos do ensino fundamental, distribuídos nas oito turmas. “O novo serviço também vai auxiliar os professores com as aulas no laboratório de informática nas disciplinas de língua portuguesa e matemática”, reconhece.
Lúcia Basílio, coordenadora pedagógica, informa que essa nova ferramenta vai beneficiar os professores e, particularmente, os alunos que receberão reforço num ambiente mais dinâmico, que é o da informática. “Vamos utilizar esse serviço em atividades curriculares com os alunos e que já estão inseridas dentro do planejamento elaborado para o ano letivo”.

Ernando Lima, professor de matemática, acredita que os alunos vão melhorar o desempenho, já que eles têm certa intimidade com computadores e desperta uma grande ansiedade entre eles. “Estamos aprofundando no laboratório os conteúdos que já são aplicados em sala de aula”.

Aluna do 5º ano, Miliane de Melo não perde um minuto sequer quando está em frente ao computador. Aproveita todo tempo disponível para pesquisas e melhorar seu desempenho tanto nas disciplinas, como no teclado. “Aproveito tudo o que o professor ensina e tiro minhas dúvidas”, afirma a estudante.

Além do ambiente escolar, a rede sem fio também oferece sinal aberto à comunidade no entorno da escola, nos horários de intervalos das aulas, à noite e ainda nos finais de semana. O acesso é ofertado, mas há restrições para conteúdo pornográfico, fotos, entre outros.