Tecnologia

Alagoas inova com tradução simultânea para deficientes auditivos ?Hand Talk?

Objetivo &eacute; facilitar o acesso &agrave; informa&ccedil;&atilde;o sobre os destinos tur&iacute;sticos de Alagoas<br />

05/09/2013 06h06
A Secretaria de Estado do Turismo (Setur-AL) inova na divulgação do destino Alagoas. Participando de mais uma edição da Feira de Turismo das Américas, ABAV 2013, a Setur-AL continua promovendo todas as regiões turísticas por meio das campanhas institucionais. A novidade é que, neste ano, haverá plataforma de tradução simultânea de inclusão social para deficientes auditivos, chamado Hand Talk (Mãos que falam). O evento acontece em São Paulo, de 4 a 8 de setembro, no Anhembi.

A inovação na 41ª edição da feira acontece com o objetivo de facilitar o acesso à informação sobre os destinos turísticos de Alagoas, de acordo com a secretária de Estado do Turismo, Danielle Novis. “A plataforma, que se encontra no estande de Alagoas, disponibiliza informação sobre os destinos, traduzindo o conteúdo para libras com a ajuda do personagem 3D, Hugo. Hoje, essa plataforma já está disponível como aplicativo”, explicou Novis. O produto, criado por três jovens alagoanos, ganhou a competição World Summit Award Mobile da ONU, que reconhece projetos de relevância para a humanidade.

Segundo o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Eduardo Setton, o Hugo HT está levando para a ABAV uma mensagem diferente. “As nossas belezas naturais todos já conhecem, não é novidade, não é Inovação. Inovação é mostrarmos ao país e ao mundo que temos mais, muito mais. E o melhor é que temos tudo junto: turismo e tecnologia,” enfatizou.

O gestor acrescenta que o Polo de Tecnologia será construído ao lado do Centro de Convenções para que, a cada evento, todos possam, em pouco tempo, saber que as cabeças, a inteligência e valor agregado, já é senso comum.

A ampliação e consolidação do destino Alagoas nos mercados nacionais e internacionais faz parte dos projetos estruturantes do programa de governo Alagoas Tem Pressa para o desenvolvimento do turismo no Estado.