Arapiraca ganha seu primeiro Conselho Municipal de Turismo
As duas últimas décadas mostraram o potencial econômico e turístico que Arapiraca carrega e pode proporcionar. Além de ser considerada como a “metrópole do futuro” e a sétima cidade com maior poder de consumo e crescimento, segundo especialistas, o município é berço de um povo acolhedor e cheio de fé em um futuro melhor.
Desta feita, foi criado nesta quinta-feira (19) o Conselho Municipal de Turismo, após reunião ordinária ocorrida no Memorial da Mulher Ceci Cunha, no bairro do Alto do Cruzeiro, a contar com representantes do poder pública e privado.
Como Arapiraca não possui mar – um dos fatores que mais atraem turistas para Alagoas –, a cidade se consolidou por seus equipamentos culturais, sobretudo. A exemplo disso, há aqui o primeiro Planetário Digital do Nordeste, um Mercado do Artesanato que agrega uma concha acústica para apresentações artísticas e o festival Viva Arapiraca, maior evento aberto de músico do estado.
Além disso, existem museus e áreas verdes no coração da cidade que pulsam junto com a atividade turística. Este é o pensamento da prefeita Célia Rocha. “Nossa gestora quer reforçar esses aparatos já existentes para que nosso caminho seja trilhado sempre por novas pessoas a visitar o município. Estou muito feliz por este momento que vivemos, já que o Centro de Convenções vem aí”, ressalta Tânia Santos, secretária Municipal de Cultura e Turismo (Sectur).
Com a chegada do empreendimento – garantido pela prefeita Célia Rocha (PTB) após busca de recursos em Brasília no montante de R$ 10 milhões –, Arapiraca entra em definitivo no mapa dos grandes eventos, o que faz convergir pessoas de localidades distintas e não apenas das cidades circunvizinhas.
“Nós temos projetos em andamento como o ‘Cultura na Praça’, com o mestre Afrísio Acácio do Acordeon comandando o resgate da nossa Cultura Popular Tradicional, todas as segundas-feiras, exatamente nos dias da Feira Livre de Arapiraca; o ‘Som do Mercado’, que leva até o palco do Mercado do Artesanato Margarida Gonçalves os talentos da terra, sejam eles da música, dança ou teatro; e o São João de Arapiraca, o qual comporta o Maior São João Comunitário do Brasil, com disputa de quadrilhas por bairros e comunidades rurais, além, claro, do Viva Arapiraca, festival que agrega mais de 200 mil pessoas, inclusive de outros estados e países, em quatro dias de muita música, acesso à cultura e paz. Com a consolidação deste primeiro Conselho Municipal de Turismo, poderemos galgar por novas perspectivas, ainda mais grandiosas”, destaca a secretária Tânia Santos, acompanhada do diretor de Ação Cultural, Wagno Godez, e da diretora de Turismo, Franciane Asevedo, e do restante de sua equipe técnica.
Foi entregue ainda uma documentação para o gerente de Política de Fortalecimento da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), Francis Hurst, para que Arapiraca se torne, com efeito, mais uma região municipalizada de turismo em Alagoas.
Últimas notícias
Papagaios-do-mangue e jabutis chegam a Alagoas com missão de contribuir para refaunação e replantio de florestas
Cabo Bebeto aponta descaso na Sesau e revela racionamento de insulina
JHC supera Renan Filho em pesquisa para o governo de Alagoas; veja os números
Homem é preso acusado de tráfico de drogas em Palmeira dos Índios
Mulher é presa por tentar matar irmã com tesoura após bebedeira em Maribondo
Jovem é executado a tiros em via pública no bairro do Feitosa, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
