Sertão

Casal se compromete a regularizar rodízio

Por Redação 21/01/2014 12h12
Casal se compromete a regularizar rodízio
Manifestantes colocaram fogo na AL-220 - Foto: 7Segundos

Os mais de 200 moradores de Jaramataia, que interditaram um trecho da rodovia AL-220, na manhã desta terça-feira (21), em protesto para cobrar o abastecimento de água no município, liberaram a pista às 12h20 após a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) informar que vai regularizar o rodízio de água na cidade.

No local, o gerente da Unidade de Negócios da Bacia Leiteira, José Arnaldo Pereira, disse aos manifestantes que a água chegará nas torneiras a partir de hoje. Em seguida, ele afirmou que o rodízio em Jaramataia funcionará a cada duas semanas. Ou seja, durante 15 dias, o abastecimento será ininterrupto.

O prefeito da cidade, Ricardo Paranhos, que também participou da negociação, assegurou que a frota de carros-pipa será ampliada para garantir fornecimento de água para os dias de rodízio em que a cidade não receber o líquido da Casal.

De acordo com o funcionário público Cláudio Luciano, 45 anos, os moradores vão esperar os próximos dias para analisar a postura da Companhia. “Caso a Casal não cumpra com o combinado, vamos procurar os meios legais, como o Ministério Público para a situação ser resolvida”, destacou.

Problemas com energia

O gerente da Unidade de Negócios da Bacia Leiteira, José Arnaldo Pereira, explicou ao Portal 7Segundos, por telefone, que os problemas de abastecimento estão relacionados à pouca capacidade energética da rede local.

Segundo o gestor, a energia disponibilizada pela Eletrobras não é suficiente para manter as duas bombas da estação elevatória funcionando simultaneamente e, por isso, atualmente só é possível trabalhar com 50% da vazão.

"A dificuldade é tremenda na região toda. A energia não consegue operar o sistema”, desabafou José Arnaldo.