Comerciantes elogiam mudança da Feira Livre de Arapiraca
“Ficou mais ampla. Temos mais espaço para apresentar nossos produtos”, diz Ivone Calixto de Oliveira, de 43 anos, 20 deles trabalhando na tradicional Feira Livre de Arapiraca. Em 250 metros de extensão, nesta segunda-feira (3), foram expostos com mais de 500m de móveis populares instalados nas duas calçadas da Rua Maurício Pereira.
Com os esforços da prefeita Célia Rocha (PTB), foi feita a mudança da conhecida “feira dos móveis” para o outro lado da linha ferroviária daquela via, compreendendo agora a dimensão entre as ruas Pedro Leão e Manoel Leão.
“Nosso intuito, sob determinação e coordenação de nossa prefeita Célia Rocha, é manter a tradição deste local. Com o passar do tempo, temos que reordená-la, organizá-la, setorizá-la. E é o que estamos a fazer com a ajuda e entendimento com os feirantes e moradores destas ruas”, conta a secretária Municipal de Indústria, Comércio e Serviços (Semics), Myrka Lúcio.
Comerciantes presentes há muitos anos de trabalho no local elogiaram a inciativa. Para Valmir Nascimento da Hora, 43, com mais de 25 anos na tradicional feira arapiraquense que impulsionou o desenvolvimento econômico da cidade na região agrestina, a troca de rua deu maior visibilidade a eles e comodidade aos clientes.
“Está dando para vender muito bem. O trânsito melhorou em muito por conta do fluxo que havia; menos engarrafamento agora. E o de pessoas praticamente é o mesmo, pois só mudamos de lado, mas há mais espaço para negociarmos”, relata Valmir Nascimento.
A presença de fiscais da Prefeitura de Arapiraca tem ajudado bastante no quesito organização, segundo ele. “Antes, a gente se deparava com motos e bicicletas no meio da feira, o que atrapalhava um pouco o nosso contato com os clientes”, diz.
Por sua vez, o comerciante Francisco de Paula, 60, que desde jovem tem a feira como seu sustento semanal, viu com bons olhos toda essa revitalização que vem sendo realizada. “Achei a mudança bem-vinda! Com os fiscais uniformizados, nos sentimos mais seguros”, diz. Para regular de forma factual, existem agentes da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços devidamente uniformizados, dando orientações a todos os consumidores e vendedores – os locais contam agora também com banheiros químicos para maior conforto dos frequentadores.
Segundo o coordenador das feiras no município, Beto Mota, agora a Prefeitura de Arapiraca fará a implantação de grades de ferro à beira da linha férrea.
“Dependemos apenas de um documento e da permissão da Secretaria Municipal de Obras e Viação – que em meados do mês fez serviços de limpeza, drenagem e colocação de calçadas na Rua Maurício Pereira – para efetuar mais este benefício para a população em geral”, destaca Mota.
Foi construída também uma pequena ponte em meio à linha ferroviária para o translado de materiais moveleiros de uma via à outra e facilitar o trabalho de frete.
A mudança da feira ocorreu após uma série de reuniões com representantes da própria feira, comerciantes, a população, membros de associações e equipes técnicas da Semics e da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). No local, há 100 feirantes cadastrados e trabalhando semanalmente.