Polos agroalimentares de Arapiraca e Batalha estão com obras concluídas
Os polos agroalimentares que irão atuar no desenvolvimento biotecnológico das cadeias produtivas de hortifruti, mandioca e leite das cidades de Arapiraca e Batalha já estão com obras praticamente concluídas. A previsão é de que sejam entregues em março porque faltam apenas alguns detalhes, entre eles aspectos relacionados à gestão.
O assunto foi discutido com representantes de várias secretarias de Estado do Governo de Alagoas reunidos em Arapiraca semana passada sobre questões relacionadas à gestão dos polos agroalimentares.
Participaram do encontro representantes da Secretaria da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia, do Sebrae, da Universidade Federal de Alagoas, entre outros,
“Esta reunião foi importante porque criamos uma demanda para os representantes destas instituições com o objetivo deles traçarem estratégias de trabalho para que possamos, logo após a entrega, contar com um centro funcionando e pronto para desenvolver bons trabalhos”, destacou Aline Ramo, professora do ICTAL.
O Polo Agroalimentar de Arapiraca conta com uma estrutura de sete blocos, onde irão funcionar salas de aula, laboratórios, alojamento, refeitório, entre outros locais. O foco deste polo está em prestar serviços tecnológicos visando o fortalecimento, principalmente, dos segmentos de mandiocultura e hortifruticultura, da região agreste.
Já o Polo de Batalha terá dois blocos com laboratórios de pesquisa, uma fábrica de produção de leite e derivados, setor administrativo, sala de informática, almoxarifado, salas de aulas práticas e teóricas, refeitório e alojamento. Este tem foco na bacia leiteira.
“Os polos agroalimentares são um dos grandes avanços trazidos pela gestão do governador Teotonio Vilela e do vice José Thomaz Nonô. Estes dois polos irão dar o suporte necessário ao produtor alagoano, com realização de pesquisas, capacitações e muito mais oportunidade de aprimorar suas atividades, com o estímulo à competitividade”, disse o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho Júnior.
“Este é o momento de definirmos ações que podem ser trabalhadas neste polo e, para isso, iremos nos unir numa articulação junto aos gestores dos Arranjos Produtivos Locais para traçar o que podemos melhorar em cada segmento”, destacou o diretor de cadeias produtivas da Seagri, Leandro Basile.
Últimas notícias
Semarh mantém estado de atenção para baixa umidade no Sertão, São Francisco e Agreste de Alagoas
Prefeito de Junqueiro celebra formatura da filha na rede pública de ensino
Prefeitura instala Papai Noel de "areia" ao lado da Cadeira Gigante para Natal de Maceió
Contran aprova resolução que retira exigência de autoescola para CNH
Palmeira dos Índios se prepara para inaugurar Hospital Regional que vai atender 300 mil pessoas
Agentes do DMTT abordam veículo com descarga alterada na Ponta Verde
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
