Justiça mantém posse da Igreja de São Sebastião com moradora

A Igreja de São Sebastião, localizada na Praça Marques da Silva, é o centro de um impasse. Uma ação judicial determinava a reintegração de posse do imóvel, que está há mais de 20 anos sob os cuidados de Irene Teixeira Cavalcante. Na última sexta-feira (7), a desembargadora Elisabeth Carvalho Nascimento, presidente da 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Alagoas, suspendeu decisão do juízo de 1º grau que havia determinado a desocupação do local.
Com a suspensão, a moradora Irene Teixeira, que mora na Igreja e é responsável pela abertura e fechamento do imóvel, ornamentação das cerimônias, limpeza e outros deveres, mantém o direito de continuar com a posse do imóvel. Como argumentou Irene, a igreja nunca foi um bem público, mas sim tombado pelo município, o que não justifica a transferência de propriedade pretendida em favor da municipalidade.
Em análise, a desembargadora Elisabeth Carvalho esclarece que o tombamento traz restrições ao uso da propriedade, não implicando na perda de posse, consistindo, o ato de tombar, em registrar e inscrever o bem nos arquivos da administração pública, permanecendo, este, com seu proprietário, mas que não poderá ser demolido ou modificado sem autorização do Instituto Brasileiro do Patrimônio Cultural (IBPC).
“É meio de intervenção na propriedade, trazendo certas restrições quanto ao uso para preservação do patrimônio histórico, artístico, cultural e científico, e de coisas ou locais que devam ser preservados”, acrescenta a desembargadora.
Últimas notícias

AVC Dá Sinais: programa alagoano ganha reconhecimento nacional e internacional

Influenciador Hytalo Santos e marido chegam à Paraíba para cumprimento de pena no Presídio do Róger

Alfredo Gaspar promete apurar omissão com aposentados e pensionistas federais

Em Palmeira, UBS da Vila João XXIII vai passar a funcionar, temporariamente, junto à UBS Denilma Bulhões

PC prende homem acusado de tentativa de feminicídio em São José da Tapera

Celular Seguro recupera 1.483 aparelhos roubados e convoca vítimas para restituição
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
