Em Alagoas, policiais militares não poderão emitir TCO para crime de menor potencial
No último dia 25 de abril foi publicado do Diário Oficial a decisão de que os policiais militares não poderão emitir Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) para crime de menor potencial. Com a publicação, os PMs deverão encaminhar a ocorrência para o Polícia Civil.
A partir da decisão do desembargador Klever Loureiro, os envolvidos em crimes de pequeno potencial serão encaminhados à delegacia da região.
Para o Presidente da Associação de Oficiais Militares de Alagoas (Assomal), major Wellington Fragoso, o Tribunal de Justiça passou por cima de uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) ocorrida em 2008.
Fragoso explicou que o TCO não significa investigação e dá mais mobilidade ao trabalho. “A Polícia Civil não tem suporte para atender esta demanda. Existem várias viaturas paradas na delegacia esperando a boa vontade de um delegado”, completou.
O presidente da Assomal ainda ressaltou que é necessário trabalhar em conjunto. “É preciso que tomo mundo dê as mãos e pare de vaidade, devemos somar”, disse ele.
O Major acrescentou ainda que a decisão não só está atrapalhando os policiais militares, como também está prejudicando a população. “De 2007 até 2014 a PM já fez 10 mil TCOs”, pontuou.
O chefe do Estado-Maior de Alagoas, Coronel Ivon Berto, afirmou que está trabalhando para reverter esta situação, pois isto provoca um dano à sociedade alagoana. “Não há determinação judicial proibindo a PM de prestar esse serviço à sociedade”.
O coronel colocou que houve uma decisão de STF onde o ministro Luiz Fux julgou o recurso extraordinário no Amazonas, uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin), mas foi uma decisão pontual. “Os Estado não pode legislar questões federais”, afirmou o coronel.
Para o coronel, o TCO confeccionado pela PM é feito no local e isso é um questão de bom senso, já que tem município que não possui delegacia e o termo teria que ser produzido em delegacias de outros municípios. “A violência já é um caos em Alagoas e o povo perder esse benefício é lamentável”, frisou.
Segundo o Coronel, a Lei nº 9099/95, que dispõe sobre os Juizados Especiais Cíveis e Criminais e dá outras providências, tem o objetivo de fazer com que os pequenos delitos não deixe as delegacias congestionadas.
Últimas notícias
Palmeira dos Índios se prepara para realizar tradicional Romaria de Frei Damião
Alagoas recebe mais de 40 mil doses da vacina contra covid-19
Inscrições do PSS da Educação, com mais de 5.700 vagas, terminam nesta sexta-feira (17)
Setor industrial de Pilar impulsiona crescimento econômico e fortalece desenvolvimento em Alagoas
Gestão da prefeita Marcela Gomes em Novo Lino impulsiona a educação municipal
Prefeitura e Secom Alagoas discutem implantação do Projeto Plural em Santana do Ipanema
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
