Em manifestação, estudantes cobram acordo entre Prefeitura de Arapiraca e Ufal
Sem transporte não há aula. Alunos que moram em Arapiraca e estudam no campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) de Palmeira dos Índios realizam, na manhã desta quarta-feira (21), mais um protesto para cobrar da Prefeitura de Arapiraca a disponibilização do transporte para todos os universitários.
Os estudantes estão em frente ao Centro Administrativo, localizado no bairro Santa Edwiges, em Arapiraca, para cobrar da administração municipal o transporte aos alunos. “Queremos mostrar à sociedade que há estudantes sem transporte por descaso da Prefeitura. Nós estamos sem estudar por conta disso”, afirmou o aluno do sétimo período de Serviço Social, Erivaldo Amâncio.
Na tarde desta terça-feira (20), os discentes se reuniram com a direção do campus da Ufal Arapiraca e ficou decidido que a Universidade fará uma reunião com a Prefeitura para discutir acerca da disponibilização do transporte; será firmado um acordo entre as duas instituições para que os alunos que moram na cidade e estudam em Palmeira não sejam prejudicados pela ineficiência do transporte.
Com a manifestação realizada em frente à Prefeitura, os alunos querem que a administração municipal marque a data da reunião com a Universidade. “Só vamos terminar o protesto quando sair a data da reunião para o acordo ser firmado. É preciso resolver esta situação o quanto antes”, disse o estudante Erivaldo Amâncio.
Estudantes sem transporte
O atraso no pagamento dos salários dos motoristas que realizam o transporte dos estudantes que moram em Arapiraca, mas estudam no campus de Palmeira dos Índios da Ufal tem provocado transtorno aos estudantes.
Diante da situação, integrantes do Centro Acadêmico do curso de Serviço Social emitiram um comunicado acerca do problema. “O Centro Acadêmico Maninha Xucuru informa que os discentes do curso de Serviço Social da Unidade Educacional de Palmeira dos Índios encontram-se em paralisação das suas atividades, fato que ocorre desde o dia 14 de maio”, informou a nota.
Os estudantes afirmam que a maioria dos alunos do curso de Serviço Social são de Arapiraca e o não comparecimento dos estudantes provoca atrasos no andamento do calendário acadêmico.
Aulas no pátio
Na segunda-feira (19) sem ônibus disponíveis para ir à Palmeira, os estudantes assistiram às aulas no pátio do campus da Ufal de Arapiraca. Na última semana, os discentes só participaram de uma aula, já que os motoristas dos coletivos alegaram que estavam com os salários atrasados e só voltariam às atividades quando a Prefeitura honrasse os pagamentos.
Situação ainda não foi totalmente normalizada
No sábado (17), a Prefeitura informou que regularizou o pagamento dos salários dos motoristas. Apesar disso, os alunos não querem que apenas alguns sejam beneficiados. Além do atraso na remuneração dos motoristas, há ainda o problema dos estudantes do 1º período do curso. Como o edital da prefeitura foi lançado e encerrado antes que eles efetuassem a matrícula na Ufal, os alunos que acabaram de ingressar na Universidade não puderam disputar o benefício. Os discentes querem que estes alunos também tenham direito ao transporte.
Últimas notícias
Servidor do Serpro no RJ teria vendido informações de ministros do STF
Escola municipal de Arapiraca presta homenagem a professora falecida
Cerca de 200 policiais serão empregados durante clássico desta quarta-feira (18)
Governo de Alagoas integra missão internacional do presidente Lula na Índia
Armas e drogas são apreendidas durante operações policiais em Alagoas
Batalhão de Polícia Ambiental flagra pesca predatória na Lagoa Manguaba
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
