Em manifestação, estudantes cobram acordo entre Prefeitura de Arapiraca e Ufal
Sem transporte não há aula. Alunos que moram em Arapiraca e estudam no campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) de Palmeira dos Índios realizam, na manhã desta quarta-feira (21), mais um protesto para cobrar da Prefeitura de Arapiraca a disponibilização do transporte para todos os universitários.
Os estudantes estão em frente ao Centro Administrativo, localizado no bairro Santa Edwiges, em Arapiraca, para cobrar da administração municipal o transporte aos alunos. “Queremos mostrar à sociedade que há estudantes sem transporte por descaso da Prefeitura. Nós estamos sem estudar por conta disso”, afirmou o aluno do sétimo período de Serviço Social, Erivaldo Amâncio.
Na tarde desta terça-feira (20), os discentes se reuniram com a direção do campus da Ufal Arapiraca e ficou decidido que a Universidade fará uma reunião com a Prefeitura para discutir acerca da disponibilização do transporte; será firmado um acordo entre as duas instituições para que os alunos que moram na cidade e estudam em Palmeira não sejam prejudicados pela ineficiência do transporte.
Com a manifestação realizada em frente à Prefeitura, os alunos querem que a administração municipal marque a data da reunião com a Universidade. “Só vamos terminar o protesto quando sair a data da reunião para o acordo ser firmado. É preciso resolver esta situação o quanto antes”, disse o estudante Erivaldo Amâncio.
Estudantes sem transporte
O atraso no pagamento dos salários dos motoristas que realizam o transporte dos estudantes que moram em Arapiraca, mas estudam no campus de Palmeira dos Índios da Ufal tem provocado transtorno aos estudantes.
Diante da situação, integrantes do Centro Acadêmico do curso de Serviço Social emitiram um comunicado acerca do problema. “O Centro Acadêmico Maninha Xucuru informa que os discentes do curso de Serviço Social da Unidade Educacional de Palmeira dos Índios encontram-se em paralisação das suas atividades, fato que ocorre desde o dia 14 de maio”, informou a nota.
Os estudantes afirmam que a maioria dos alunos do curso de Serviço Social são de Arapiraca e o não comparecimento dos estudantes provoca atrasos no andamento do calendário acadêmico.
Aulas no pátio
Na segunda-feira (19) sem ônibus disponíveis para ir à Palmeira, os estudantes assistiram às aulas no pátio do campus da Ufal de Arapiraca. Na última semana, os discentes só participaram de uma aula, já que os motoristas dos coletivos alegaram que estavam com os salários atrasados e só voltariam às atividades quando a Prefeitura honrasse os pagamentos.
Situação ainda não foi totalmente normalizada
No sábado (17), a Prefeitura informou que regularizou o pagamento dos salários dos motoristas. Apesar disso, os alunos não querem que apenas alguns sejam beneficiados. Além do atraso na remuneração dos motoristas, há ainda o problema dos estudantes do 1º período do curso. Como o edital da prefeitura foi lançado e encerrado antes que eles efetuassem a matrícula na Ufal, os alunos que acabaram de ingressar na Universidade não puderam disputar o benefício. Os discentes querem que estes alunos também tenham direito ao transporte.
Últimas notícias
Suspeito é apreendido com arma de fogo após perseguição, em Maceió
Polícia encontra drogas escondidas em área de mata na Chã da Jaqueira, em Maceió
Homem é autuado após ameaçar companheira e tentar expulsá-la de casa em Coqueiro Seco
Pai é preso após agredir filho e fazer ameaças de morte no bairro Santa Lúcia, em Maceió
Festival Hermeto Pascoal passa a integrar calendário cultural de Arapiraca
Rico Melquiades revela que pretende passar por procedimento estético íntimo e surpreende seguidores
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
