Em crise, Memorial São Lucas deixa de atender urgência em Arapiraca

Há 14 anos em atividade, o Hospital Memorial São Lucas, no bairro do Baixão, em Arapiraca, não vai mais atender os casos de urgência. Somente os procedimentos como consultas, exames e cirurgias eletivas – as programadas como plástica, hérnia de disco, por exemplo – continuam sendo oferecidas as pacientes.
Também seguem sendo oferecidos ao público serviços como raio-x, exames de eletro e ecocardiograma.
A informação foi confirmada no começo da tarde desta segunda-feira (16) por um dos sócios do Memorial e diretor daquela unidade hospitalar, o médico Luciano Machado.
De acordo Machado, a urgência, que funcionou 24 horas durante os 14 anos de vida do hospital, passou a ter custos bastantes salgados, levando prejuízo aos sócios do Memorial. Ainda como forma de diminuir as despesas, funcionários serão demitidos. Hoje, o Memorial Hospital São Lucas conta com pouco mais de 30 empregados.
“Dói bastante ter que demitir e desempregar pessoas que precisam e dependiam do Memorial. Infelizmente, manter a urgência de um hospital não é barato. Para se ter ideia, só com médicos, hoje, gasta-se pelo menos R$ 70 mil, sem contar os demais custos inerentes à urgência. Por isso, vamos cortar por definitivo, uma vez que já vínhamos diminuindo o atendimento com esse perfil, recebendo casos até às 22h. Não é um processo novo: algumas medidas para por fim à urgência já estavam sendo postas em prática”, declarou Luciano Machado.
Para o diretor do Memorial, além dos custos, também não compensava manter a urgência porque muitos convênios pagam pouco e inviabilizam os procedimentos.
“Tudo é muito caro e os convênios, por exemplo, que poderiam ser um suporte interessante para os hospital, pagam pouco e isso também complica e torna inviável a manutenção de alguns procedimentos como a urgência”, disse Machado.
Uma reunião entre os sócios do Memorial Hospital São Lucas, prevista para a próxima quinta-feira (19), deve definir os novos rumos da unidade médica.
Últimas notícias

Após Justiça mandar vítima voltar ao apartamento de João Neto, advogadas batem boca na porta de prédio

Detran oferta mensalmente mais de 3 mil vagas de exames práticos em 14 municípios do interior

Semana do Bioma Caatinga 2025 promove ações de preservação e educação ambiental no Sertão
Polícia realiza novas buscas por adolescente de 15 anos desaparecida em Maceió

Gaspar é relator de pedido para suspender processo de golpe de Estado contra deputado bolsonarista

Paulão mantém esperanças na candidatura dos irmãos Barbosa pelo PT em 2026
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
