Capital

Defesa Civil apresenta proposta de atendimento

Por 7 Segundos 17/06/2014 12h12
Defesa Civil apresenta proposta de atendimento

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Alagoas (Cedec) apresentou, nessa segunda-feira (16), uma proposta de Protocolo Unificado de Atendimento a Emergências Químicas, com o objetivo de traçar as ações de socorro em caso de urgências envolvendo produtos perigosos em território alagoano.

A proposta alinha as funções de cada órgão público envolvido no Programa de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida (P2R2) e o momento de atuação de cada um, para que seja formada uma rede de atendimento rápida e eficiente.

Em Alagoas, existe uma comissão responsável pelo Programa P2R2. Criada através do Decreto nº 4.211, de 06 de novembro de 2009, a Comissão Estadual realiza capacitações e fiscalizações integradas, visando promover a prevenção junto a transportadoras de cargas perigosas.

“A Defesa Civil espera consolidar a integração de todos os órgãos envolvidos na resposta a emergências químicas, além de se unir também a outras instituições que podem contribuir”, afirmou o chefe da subseção de Desastres Tecnológicos, tenente do Corpo de Bombeiros Alves.

Participaram da reunião representantes do Exército Brasileiro, do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Hospital de Urgência e Emergência, Hospital de Doenças Tropicais, Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde, Cruz Vermelha, dentre outros.