Ufal adapta portais para atender a vários dispositivos
A partir de segunda-feira, 4, os portais da Universidade Federal de Alagoas (Geral, Estudante, Servidor e da Transparência) passarão a ter uma nova estrutura para atender às especificidades de cada dispositivo usado, seja computador, tablet ou celular. A técnica de desenvolvimento de sites utilizada, chamada responsividade, vai facilitar a navegação por parte dos usuários, ou seja, será uma única versão para vários tamanhos de tela.
Segundo o coordenador dos portais, Alexandre Marinho, nada foi mudado em termos de organização de conteúdos. “A intenção inicial foi oferecer uma melhor visualização dos conteúdos das páginas, para facilitar a gerência e atualização das informações disponibilizadas. No entanto, haverá, também, maior vantagem nos dispositivos de busca, que vai funcionar de forma mais geral nos quatro portais”, justificou.
De acordo com Alexandre, essa mudança faz parte das ações prioritárias do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI). “Foi decidido que essa técnica da responsividade deve ser usada em tudo o que for desenvolvido nessa área. Com isso, vamos conseguir atender a um maior número de usuários dos sistemas e informações da Universidade. Ainda temos poucos acessos aos portais via celular e sabemos que um grande número de alunos e servidores usam esse dispositivo para buscar informações”, explicou.
Por conta das alterações, os portais ficarão fora do ar na próxima segunda, até o meio-dia. As páginas das Unidades Acadêmicas também passarão a ter as novas versões, mas as adaptações serão disponibilizadas gradativamente até 2015.
--
Últimas notícias
CPMI prende ex-coordenador do INSS após nove horas de depoimento Fonte: Agência Senado
Mulher é atropelada por carro perto do Marco dos Corais, na orla de Maceió
Polícia Federal mira suspeitos de intimidar testemunhas em investigação de fraudes no INSS
Arthur Lira leva R$ 2,5 milhões para obras nas agrovilas de Novo Lino e fortalece aliança com a prefeita Marcela Gomes
Polícia encontra quase 20 quilos de drogas enterrada em assentamento de Maceió
Três mortes violentas em menos de 24h deixam São Miguel dos Campos em alerta
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
