Ufal adapta portais para atender a vários dispositivos
A partir de segunda-feira, 4, os portais da Universidade Federal de Alagoas (Geral, Estudante, Servidor e da Transparência) passarão a ter uma nova estrutura para atender às especificidades de cada dispositivo usado, seja computador, tablet ou celular. A técnica de desenvolvimento de sites utilizada, chamada responsividade, vai facilitar a navegação por parte dos usuários, ou seja, será uma única versão para vários tamanhos de tela.
Segundo o coordenador dos portais, Alexandre Marinho, nada foi mudado em termos de organização de conteúdos. “A intenção inicial foi oferecer uma melhor visualização dos conteúdos das páginas, para facilitar a gerência e atualização das informações disponibilizadas. No entanto, haverá, também, maior vantagem nos dispositivos de busca, que vai funcionar de forma mais geral nos quatro portais”, justificou.
De acordo com Alexandre, essa mudança faz parte das ações prioritárias do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI). “Foi decidido que essa técnica da responsividade deve ser usada em tudo o que for desenvolvido nessa área. Com isso, vamos conseguir atender a um maior número de usuários dos sistemas e informações da Universidade. Ainda temos poucos acessos aos portais via celular e sabemos que um grande número de alunos e servidores usam esse dispositivo para buscar informações”, explicou.
Por conta das alterações, os portais ficarão fora do ar na próxima segunda, até o meio-dia. As páginas das Unidades Acadêmicas também passarão a ter as novas versões, mas as adaptações serão disponibilizadas gradativamente até 2015.
--
Últimas notícias
Árvore cai após chuvas e ventania e exige atenção de motoristas em Craíbas
Ventos fortes e chuvas causam danos a residências em AL; telhado é arrancado em Joaquim Gomes
Cabo de alta tensão se rompe após chuvas e oferece risco em Arapiraca
Marinha mantém guarda e estuda retirada de hélice de navio localizada no mar de Maragogi
Registro impactante mostra raio durante período de chuva intensa em Arapiraca
Vento forte provoca tumulto e destrói estruturas de feira no povoado Cangandu
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
