Estudantes do Cepa entram no luta de combate ao tabagismo
Alunos das 11 escolas do Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa) utilizaram de muita criatividade e desenvoltura para sensibilizar outros estudantes e também profissionais sobre os malefícios do uso do tabaco. Uma série de atividades como jogral, paródias, teatro de fantoches foram realizadas durante toda a sexta-feira (29), na sede da 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE).
Dois estandes foram montados em frente à sede da CRE, com a participação de estudantes da liga acadêmica de oncologia da Uncisal, realizando serviços preventivos como aferição de pressão arterial, medição de perímetro abdominal, além do preenchimento do teste de Farsgetrom, o qual mede o grau de dependência ao tabaco. O público também recebeuorientações de vida saudável e até encaminhamentos para tratamento, se necessário.
A ação foi a culminância de projeto desenvolvido pelos estudantes para a disciplina de Ciências, onde, por duas semanas, os jovens pesquisaram sobre o cigarro e as consequências que a sua dependência provoca. "Percebemos que os jovens começam a fumar cada vez mais cedo, impulsionados pela curiosidade e, por isso, decidimos promover este projeto para conscientizar os adolescentes acerca dos malefícios que este vício causa à saúde", conta a coordenadora da 15ª CRE, Márcia Dantas, informando que as ações preventivas junto à comunidade escolar terão continuidade.
A ação foi uma parceria entre a 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Núcleo de Qualidade de Vida do Servidor (Nuqav) da Secretaria de Estado da Educação e do ESporte (SEE) e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a partir do Programa de Controle de Tabagismo.
Bons resultados
De acordo com a Coordenadora Estadual do Programa de Controle do Tabagismo da Sesau, Vetrúcia Teixeira, a ação faz parte do Projeto Saber Saúde e é uma estratégia do programa a fim de atingir o público estudantil por meio de metodologia e materiais específicos. “Esse ano alcançamos excelentes resultados e nossa intenção é que esta parceria com a 15ª CRE seja permanente. Acreditamos que, de forma sistematizada, promovendo uma conscientização da base, conseguiremos obter uma queda ainda maior no número de fumantes”, declara.
A coordenadora também ressaltou ainda a importância em atingir esse público, citando uma pesquisa nacional de saúde realizada pelo Ministério da Saúde e o IBGE sobre o percentual de jovens alagoanos fumantes. O estudo apontou que, em 2009, o percentual era de 18,5%, enquanto, em 2013, a mesma pesquisa apontou 6%. A técnica credita este resultado a ações preventivas como a promovida no Cepa.
O evento foi concluído no período da tarde quando os alunos assistiram à palestra “Tabagismo e doenças respiratórias”, ministrada pelos médicos Fernando Guimarães (pneumologista), Aliomar Lins ( cardiologista) e Aline di Carli (oncologista), com o objetivo de informar sobre os malefícios do cigarro, tornando-os multiplicadores junto aos familiares e os próprios colegas.
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
