Alagoas

Pacto pelo Ensino Médio capacita três mil professores

Por Agência Alagoas 11/09/2014 09h09

Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) deram início na quarta-feira (10) à segunda etapa de formação de professores do Ensino Médio na rede pública estadual.

A ação faz parte do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, um compromisso assumido pelo Governo Federal junto às secretarias estaduais de Educação e universidades federais, com o objetivo de promover melhorias no ensino-aprendizagem por meio da capacitação de professores.

A primeira etapa da formação foi realizada entre março e julho e a segunda, iniciada na quarta-feira (10), prossegue até fevereiro. A metodologia de formação segue a seguinte ordem: inicialmente, a universidade trabalha com os formadores regionais, os quais, em suas localidades, trabalharão com seus orientadores de estudo que, por sua vez, capacitarão os professores nas escolas.

Ao todo, a formação atinge 3.338 pessoas, sendo 15 formadores regionais, 203 orientadores de estudo e 3.120 professores cursistas de 196 escolas de Ensino Médio da rede estadual.

A secretária de Estado da Educação e do Esporte, Stella Albuquerque, destaca a importância da parceria entre as duas esferas. “O Pacto representa uma conjugação de esforços do MEC, SEE e Ufal para o fortalecimento do Ensino Médio no Estado e traz duas ações que se complementam: o estudo do currículo e a formação de professores, o que reforça as práticas pedagógicas e traz melhorias à aprendizagem dos alunos”, destaca a secretária.

Metodologia

Até a próxima sexta-feira (12), os 15 formadores regionais participam de capacitação ofertada pela Ufal para, posteriormente, trabalharem com seus orientadores de estudo. Novos encontros serão realizados entre outubro e dezembro e todas as ações serão acompanhadas pela universidade e a secretaria, conforme explica Rosângela Pimenta, coordenadora do Pacto pela Ufal.

“Ao longo destes cinco meses, trabalharemos com cadernos elaborados pela Universidade Federal do Paraná seguindo as diretrizes curriculares do Ensino Médio e abordando as quatro áreas do conhecimento cobradas pelo Enem além de um caderno exclusivo sobre organização do trabalho pedagógico do Ensino Médio, totalizando uma carga horária de 100 horas. Tanto a Ufal como a SEE terão técnicos fazendo a supervisão de todo este trabalho”, informa.