Pacto pelo Ensino Médio capacita três mil professores
Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) deram início na quarta-feira (10) à segunda etapa de formação de professores do Ensino Médio na rede pública estadual.
A ação faz parte do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, um compromisso assumido pelo Governo Federal junto às secretarias estaduais de Educação e universidades federais, com o objetivo de promover melhorias no ensino-aprendizagem por meio da capacitação de professores.
A primeira etapa da formação foi realizada entre março e julho e a segunda, iniciada na quarta-feira (10), prossegue até fevereiro. A metodologia de formação segue a seguinte ordem: inicialmente, a universidade trabalha com os formadores regionais, os quais, em suas localidades, trabalharão com seus orientadores de estudo que, por sua vez, capacitarão os professores nas escolas.
Ao todo, a formação atinge 3.338 pessoas, sendo 15 formadores regionais, 203 orientadores de estudo e 3.120 professores cursistas de 196 escolas de Ensino Médio da rede estadual.
A secretária de Estado da Educação e do Esporte, Stella Albuquerque, destaca a importância da parceria entre as duas esferas. “O Pacto representa uma conjugação de esforços do MEC, SEE e Ufal para o fortalecimento do Ensino Médio no Estado e traz duas ações que se complementam: o estudo do currículo e a formação de professores, o que reforça as práticas pedagógicas e traz melhorias à aprendizagem dos alunos”, destaca a secretária.
Metodologia
Até a próxima sexta-feira (12), os 15 formadores regionais participam de capacitação ofertada pela Ufal para, posteriormente, trabalharem com seus orientadores de estudo. Novos encontros serão realizados entre outubro e dezembro e todas as ações serão acompanhadas pela universidade e a secretaria, conforme explica Rosângela Pimenta, coordenadora do Pacto pela Ufal.
“Ao longo destes cinco meses, trabalharemos com cadernos elaborados pela Universidade Federal do Paraná seguindo as diretrizes curriculares do Ensino Médio e abordando as quatro áreas do conhecimento cobradas pelo Enem além de um caderno exclusivo sobre organização do trabalho pedagógico do Ensino Médio, totalizando uma carga horária de 100 horas. Tanto a Ufal como a SEE terão técnicos fazendo a supervisão de todo este trabalho”, informa.
Últimas notícias

Projeto de Cabo Bebeto amplia benefícios fiscais para PCD na compra de veículos em Alagoas

Wanessa Camargo é agredida por Dado Dolabella em bar

Prefeito de Belo Horizonte visita Maceió e elogia projetos inovadores da gestão JHC

Bolsonaro apresenta explicações ao STF e critica inquérito da PF: 'objetivo é o massacre'

Agreste tem fornecimento de água deficiente devido à queda de energia nesta sexta-feira (22)

Maragogi amplia conexões e reforça protagonismo no turismo nacional durante o Salão do Turismo 2025
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
