Artesãs alagoanas renovam parceria com grife nacional

O tradicional bordado do filé, passado de geração em geração por artesãs alagoanas, conquistou o guarda-roupa das brasileiras no último verão e também passou de coleção para coleção da grife nacional Cantão. Uma conquista que consolida o estado de Alagoas cada vez mais no cenário da moda nacional. O Cantão apresenta parte dos looks da coleção Origem Primavera/Verão 2015 na próxima terça-feira (23), às 21h, na Semana de Moda Palato, em Maceió.
Enquanto as modelos desfilam na passarela com peças que remetem os quatro elementos naturais: água, ar, fogo e terra, mais de 200 artesãs confeccionam novos pontos de aplicações para a coleção do alto verão. Cores e texturas em roupas de silhuetas leves são a aposta da estilista do Cantão, Lanza Mazza, para as próximas estações do ano.
A valorização da arte alagoana não parou só no filé. Acessórios de palhas da Taboa, produzidas no município de Feliz Deserto, e da palha do Ouricuri, confeccionadas por artesãs de Coruripe, também integram o novo lookbook que deve chegar em novembro nas vitrines Cantão de todo o Brasil.
Para a franqueada do Cantão em Maceió, Lu Barreto, a parceria entre as artesãs e o Cantão além de promover a geração de renda para comunidades do estado, ainda representa o investimento na cultura alagoana.
"A coleção passada foi um sucesso. Superou em 400% a meta de vendas que tínhamos calculado. As peças voaram das mais de 50 lojas franqueadas em todo o Brasil. Ou seja, temos uma tradição cultural rica que é apreciada não só no Brasil, mas fora também", destaca.
Bordadeiras e trançadeiras de palhas de várias cooperativas alagoanas receberam consultoria e qualificação de mão de obra do Sebrae durante o projeto. Em tempo de produção em larga escala cada vez mais crescente, a grife incentivou uma integração que promoveu uma troca de conhecimentos entre o talento manual primitivo e a sofisticação do mundo fashion.
"Foi muito bom para todas nós participarmos do projeto. Antes a gente só bordava o filé na tela com contagem de malhas, agora com o Cantão a gente aprendeu a fazer em cima de moldes pré-definidos. Participamos de reuniões com estilistas e parceiras do Sebrae e tivemos que lidar com prazos. Foi uma ótima experiência", afirma a bordadeira Rosiene Rocha, do Pontal da Barra.
"Nessa coleção temos cerca de nove pontos novos nas aplicações. Esperamos que as vendas sejam tão boas quanto na outra estação, e quem sabe sejamos escaladas para a coleção de 2016", destaca Rosiene.
Últimas notícias

Músicos arapiraquenses criam projeto "Os Poetas Estão Vivos" para homenagear grandes nomes do rock nacional

Deputado Fabio Costa cobra justiça por Daniela, jovem violentada que ficou com sequelas no interior de Alagoas

Polícia cumpre mandado de busca e apreensão em Olho d’Água das Flores

Quarta edição da FliPenedo acontece de 09 a 12 de abril

Secretaria de Saúde de Penedo presta contas ao Conselho Municipal de Saúde

Programa Saúde Até Você leva assistência médica ao Trapiche da Barra nesta sexta-feira
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
