Ufal promove 2º Torneio de Integração Científica
O Programa Especial de Capacitação Discente (PEC) do Centro de tecnologia (Ctec) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) está promovendo o 2º Torneio de Integração Científica (TIC). O evento visa abranger de forma mais intensa as grandes áreas das engenharias. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 03 de outubro.
Para esta edição, estão os seguintes desafios: Pontes de Espaguete e Produção de Biocombustíveis. A primeira está relacionada a área de estruturas, o desafio foi o meio utilizado para despertar e desenvolver a criatividade e a capacidade de investigação na procura de soluções estruturais inovadoras por parte dos estudantes, num projeto de uma ponte elaborada a partir deste material.
A segunda é relacionada a área de petróleo, gás e biocombustíveis. Nesta, o desafio consiste em encontrar as melhores condições para a produção de biodiesel e aplicá-las em laboratório. Cada modalidade possui um edital específico e pode ser visto no site http://www.ctec.ufal.br/pec.
Os desafios permitirão que os participantes experimentem novas áreas e ao mesmo tempo enfrentem as etapas de uma produção científica.
Sobre o evento
O 2º TIC tem como objetivo estimular de forma diferenciada o interesse pela iniciação científica, além de permitir que estudantes que já possuem pesquisas, possam adquirir experiências com novas áreas, por meio de desafios que necessitam principalmente de trabalho em equipe para serem concluídos. Para alcançar os objetivos traçados, o torneio fundamenta-se principalmente em trabalho em equipe, confecção de artigos científicos, experimentos práticos e apresentações dos resultados obtidos.
Todos os desafios propostos foram escolhidos de modo a manter a facilidade e garantia do desenvolvimento e finalização dos mesmos no tempo estabelecido em cada edital específico.
O TIC será realizado no CTEC, juntamente com o apoio de laboratórios, professores e pesquisadores vinculados às áreas nas quais os desafios estão contidos.
Das inscrições
Os alunos que desejam participar da competição não poderão ser vinculados por meio de pesquisa científica à área (modalidade) escolhida, mesmo que o projeto ou pesquisa ao qual este seja vinculado se encontre encerrado e devem estar cursando até o 8° período da graduação. Ao realizar a inscrição, cada equipe deverá optar por um único desafio. Devem ser formadas equipes de 3 a 5 integrantes.
Os interessados devem se inscrever através do formulário disponibilizado no site www.ctec.ufal.br/pec. As modalidades possuem um número limite de inscritos, portanto, para garantir a vaga deve-se efetuar a inscrição seguida de pagamento com antecedência, a taxa é de R$ 30,00. Mais informações pelo e-mail: [email protected].
Resultado final
O resultado do 2º TIC será apresentado em uma cerimônia de premiação no dia 05 de Dezembro, em local e horário a serem divulgados pela organização. A premiação das equipes vencedoras nos respectivos desafios consiste em medalha com o título de campeã do II Torneio de Integração Científica entregues a cada integrante da equipe. As equipes participantes que cumprirem o índice mínimo de 75% da carga horária das atividades dos desafios propostos receberão certificado de participação de 40 horas de carga horária.
Últimas notícias
Árvore cai após chuvas e ventania e exige atenção de motoristas em Craíbas
Ventos fortes e chuvas causam danos a residências em AL; telhado é arrancado em Joaquim Gomes
Cabo de alta tensão se rompe após chuvas e oferece risco em Arapiraca
Marinha mantém guarda e estuda retirada de hélice de navio localizada no mar de Maragogi
Registro impactante mostra raio durante período de chuva intensa em Arapiraca
Vento forte provoca tumulto e destrói estruturas de feira no povoado Cangandu
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
