Arapiraca

Vilela anuncia criação de um novo polo industrial em Arapiraca

Por Redação 02/10/2014 18h06
Vilela anuncia criação de um novo polo industrial em Arapiraca
Governador Teotonio Vilela - Foto: Arquivo

Na manhã desta quinta-feira (02) o governador Teotônio Vilela Filho esteve em Arapiraca para participar de uma reunião sobre a segurança durante o pleito, que será realizado neste domingo (5) e para fiscalizar obras realizadas no município.

Em entrevista ao Portal 7 Segundos, o governador anunciou em primeira mão que o polo industrial de Arapiraca já é uma realidade. Vilela afirmou que não tinha para onde expandir o polo industrial de Arapiraca e por isso ele contou que irá desapropriar uma área entre o município de Arapiraca e o povoado da Bananeira. “É uma área grande e adequada para o novo polo industrial de Arapiraca que já é uma realidade”, destacou.

Vilela salientou que dentro deste espirito de desenvolvimento está a mineradora Vale Verde, localizada no município de Craíbas, mas que tem base em Arapiraca. “Os canadenses irão investir R$ 1,5 milhão para empregar mais de cem mil alagoanos daqui de Arapiraca”.


Durante a entrevista, o governador frisou o que foi feito em Arapiraca durante sua gestão e citou o incentivo dado aos agricultores. “Nós temos uma ação muito presente e muito forte perante os agricultores”.

Vilela se refere aos agricultores como umas das vertentes do desenvolvimento de Arapiraca. “Tem muitos pequenos agricultores e eles viviam esquecidos, abandonados e nós fizemos uma ação permanente”.

O governador completou que a Emater- Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável- tem em Arapiraca uma sede permanente e uma atuação presente na vida destes Agricultores. “Na hora certa nós damos apoio as associações de pequenas cooperativas. Eles recebem kits de irrigação, ferramentas, tratores e sementes”, ressaltou.

Vilela colocou também que a Emater dá assistência técnica a esses agricultores. “São dezenas de veterinários, agrônomos e técnicos agrícolas para instruir e melhorar a produtividade”, comentou.

O governador de Alagoas também falou que ampliou a frota do Serviço de Atendimento Móvel e de Urgência (Samu). “Quando eu assumi o governo o Samu tinha duas ambulâncias velhas”, declarou.

Ele completou também que atualmente, a cada 30 quilômetros, existe uma base do Samu em todo Estado. “Colocamos não só ambulâncias novas, como as chamadas motolâncias. No caso de grande emergência o Samu tem também helicóptero para dar apoio. O sistema Samu tem salvado muitas vidas”, relatou.

Também foi citado por Vilela o sistema de águas no povoado da Bananeira, que não tinha água tratada. “Nós montamos todo o sistema de tratamento de água e hoje a população tem em sua torneira água limpa, tratada”, disse ele.

A Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) também entrou na pauta do governador durante a entrevista, ele falou da importância da unidade e afirmou que o prédio do campus de Arapiraca foi todo recuperado. “Nós demos recursos para Uneal para aquisição de equipamentos”.


Em relação à Unidade de Emergência do Agreste, ele citou a ampliação que será de 90 leitos. “Esses leitos são para salvar vidas como também para ajudar todo Agreste e o Sertão, pois a equipe da UE é muito competente”, elogiou.

Ele falou da sua preocupação para resolver os problemas de energia de Arapiraca. “Há dois anos trabalhei muito para que o ministro Lobão fizesse a nova subestação energética e a subestação foi inaugurada”.

Vilela ressaltou que está sendo construído um gasoduto que vem de Penedo para Arapiraca. “Isso é muito importante para atrair mais indústrias para Arapiraca. É emprego e qualidade de vida”, pontuou.