Alagoas

Alunos do Cepa recebem atendimento oftalmológico

Por Assessoria 06/10/2014 17h05

Alunos das escolas do Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa) foram contemplados com atendimento oftalmológico gratuito nesta quinta-feira (02). A ação faz parte do Projeto Olhar Brasil, ação conjunta dos ministérios da Saúde e da Educação, cujo objetivo é identificar e corrigir problemas de visão de alunos da rede pública e alfabetizandos do Programa Brasil Alfabetizado (PBA). Em Alagoas, a ação é executada pelas secretarias municipais de Saúde e pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE).

Neste primeiro momento, participam do atendimento as escolas que fizeram adesão ao Programa Saúde na Escola (PSE) e o atendimento aos estudantes da Capital terá continuidade nas próximas semanas. Escolas das redes públicas municipais e estadual receberão o projeto até o final do mês de novembro.

Técnica da Diretoria de Apoio à Gestão Escolar da SEE, Mary Lúcia Lino explica como o atendimento é realizado. "Inicialmente, as escolas fazem uma triagem dos alunos que apresentam problemas oftalmológicos e os mesmos são encaminhados para consultas realizadas pelas secretarias municipais de Saúde e seus prestadores. Se nestas consultas for detectada a necessidade do uso de óculos ou outros problemas, eles são encaminhados para novos exames e também receberão os óculos por meio do programa", relata.

Estudante do 6º ano da Escola Laura Dantas, Genival Pedro da Silva, 13 anos, é um dos estudantes que precisará usar óculos a partir dos próximos anos. "Foi muito bom eles virem aqui para a escola, pois não tinha como fazer essa consulta perto de minha casa", diz.

Mãe de uma aluna da mesma escola, a dona de casa Maria Cícera da Silva também elogiou a iniciativa. Na sua família, ela e os filhos usam óculos e o marido faz tratamento para o glaucoma, lesão no nervo óptico que, se não for tratado a tempo, pode levar à cegueira.

"Esta consulta chegou em boa hora, pois, recentemente, descobri que o meu filho também precisará usar o óculos e não tinha como arcar com os custos de três óculos na família. Agora, como minha filha vai receber tudo de graça, precisarei apenas comprar os óculos para mim e para o seu irmão", comemora.