Saúde

Caos :pacientes denunciam abandono em hospital de Anadia

Por 7 Segundos 13/10/2014 12h12
Caos :pacientes denunciam abandono em hospital de   Anadia
Hospital de Anadia - Foto: Alagoasnt

O hospital municipal de Anadia, Rui Palmeira, está sendo alvo de denúncia dos pacientes que utilizam esta Unidade de Saúde, para tratamento de doenças. De acordo com os pacientes a falta de higiene no ambiente hospitalar é inadmissível, já que o risco de infecção hospitalar é uma das principais causas de morte nesse locais. 

Quem necessita do serviço diariamente tem que conviver com banheiros sujos, camas e armários quebrados. Quem está internado tem medo de que haja outras complicações pelo descaso das autoridades, com as péssimas condições sanitárias do local.

Os pacientes denunciam que não tem nem mesmo lençóis para cobrir as macas. “Meu esposo precisou ficar hospitalizado e se eu não levasse o lençol de casa, ele ficaria descoberto, porque no hospital além da maca quebrada, eles alegaram que não tinha nenhum cobertor disponível”, declarou uma usuária que preferiu não se identificar.

Falta de medicamentos e material hospitalar

A falta de medicamentos para tratamento das enfermidades mais comuns e até mesmo para realizar assepsia nos ferimentos , como álcool e soro, estão em falta. Um dos pacientes afirmou que quebrou o braço e teve que voltar para casa com um papelão no braço, no lugar de uma tala.

Dona Josefa dos Santos, afirma que levou um corte no pé e precisou se dirigir até o hospital para dar um ponto no corte. Ao chegar à unidade de saúde, ela foi informada que não havia pinça, para efetuar o ponto e fechar o corte no pé.

Infiltração e Dengue 

As paredes da unidade hospitalar estão cobertas por mofo, consequência da infiltração de água por causa da falta de manutenção do prédio. Para quem precisa de cuidados respiratórios, acaba agravando o estado de saúde, devido aos micróbios e bactérias presentes nesse tipo de sujeira provocada pela permanente presença da umidade nas paredes.  Além disso o acúmulo de agua da chuva numa área aberta, pode ser um  potencial foco do mosquito da dengue, aumentando ainda mais a gravidade da unidade de saúde do município de Anadia. A população precisa urgentemente que o poder público municipal tome providencias emergências para não instalar o caos no município.  

Prefeitura 

A reportagem do 7 Segundos tentou entrar em contato com a prefeitura de Anadia, para ouvir a versão dos fatos pelos gestores municipais, mas o número (82) 3277- 1291, só chama e ninguém atende.