Prefeitura não fiscaliza e terrenos no Jardim das Paineiras são invadidos
O conjunto Jardim das Paineiras, no bairro Nilo Coelho, em Arapiraca, está em obras. Quem passa por lá fica impressionado com a quantidade de paredes recém-levantadas, ainda em processo de acabamento. Casas, pontos comerciais. A construção civil lá caminha a todo vapor. O único problema é que as obras estão sendo feitas em terrenos públicos, irregularmente, por particulares.
O processo de invasão de bens pertencentes à administração municipal não é recente. Em 2013, o Portal 7 Segundos fez matéria relatando o fato. À época, a Prefeitura de Arapiraca garantiu que ia intensificar a fiscalização para impedir mais casos irregulares. A reportagem visitou esta semana o conjunto e a situação apenas piorou.
Em dos pontos do conjunto, uma ampla casa em construção, com garagem, três quartos, duas salas, um banheiro social espaçoso, chama a atenção. A reportagem perguntou de quem o "proprietário" comprou o terreno para construir a residência e ele, de cabeça baixa, respondeu que começou a construir. Sem nenhuma autorização para isso. Casado, pai de quatro filhos, ele afirmou que tem medo de perder o imóvel quase pronto, mas não vai deixar de concluir a obra.
Mercadinhos, oficinas, ferro-velho. No Jardim das Paineiras, as pontas das ruas onde deveriam existir espaços públicos, há diversos pontos comerciais. Lá, as pessoas não apenas invadem o patrimônio público, mas também exploram economicamente. Isto significa que aquilo que deveria ser utilizado por todos passa a ter fins particulares, em um quadro de injustiça.
A Prefeitura de Arapiraca, por seu lado, explica que, em virtude da deficiência no quadro de servidores, não é possível realizar uma fiscalização diária no local. Embora, tenha realizado diversas tentativas de impedir a invasão. "Se ficarmos dez dias sem ir lá, eles invadem novamente", explicou o secretário adjunto de Comunicação Igor Castro.
Para tentar resolver a questão, a Prefeitura informou que agora irá tentar a via judicial. O caso já foi informado à Procuradoria Municipal que deve trabalhar pela busca de uma solução junto à justiça. A administração do município, entretanto, adianta que deve negociar, buscando uma conciliação com os invasores.
Conjunto habitacional
O Conjunto Jardim das Paineiras foi entregue a 583 famílias de baixa renda, em 2007, pela Prefeitura de Arapiraca, por meio, de uma parceria firmada com o Governo Federal. Os beneficiados foram moradores das favelas do Caborje, Quiçassa e parte do bairro Manoel Teles, consideradas, na época, áreas de risco. Foram investidos R$ 10 milhões no projeto que previu a concessão de uma casa com 40 metros quadrados, com cinco cômodos (sala, cozinha, banheiro e quarto e área de lazer), para cada família cadastrada.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
