Alagoas

Comandante da PM reafirma parceria durante visita ao Sistema Prisional

Por Assessoria 30/10/2014 15h03
Comandante da PM reafirma parceria durante visita ao Sistema Prisional
- Foto: Assessoria

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marcus Vinícius, acompanhado pelos coronéis integrantes do Alto Comando da PM, estiveram na manhã desta quinta-feira (30) visitando as dependências do Sistema Prisional alagoano. A comitiva foi recepcionada pelo secretário-adjunto de Ressocialização e Inclusão Social, tenente-coronel Marcos Sérgio.

Um dos objetivos da visita foi observar o andamento das obras do futuro presídio militar, que está sendo construído em uma área pertencente ao sistema. A engenheira responsável pela obra apresentou o espaço, que terá capacidade de receber cerca de 50 policiais militares do sexo masculino e quatro do sexo feminino. A previsão de finalização das obras e inauguração está prevista para a segunda quinzena de dezembro deste ano.

 Em outro momento da visita, o comandante e a equipe do Alto Comando percorreram as dependências dos prédios que compõem todo o complexo do sistema prisional, conheceram o funcionamento e controle da utilização da tornozeleira eletrônica e estiveram com os policiais militares de diversas Unidades que estão atualmente na intervenção do Presídio de Segurança Máxima.

De acordo com o comandante-geral, a visita pretende dar uma dimensão do envolvimento da Polícia Militar nas atividades do sistema. "É uma parceria importante, onde as instituições se unem para oferecer um melhor serviço dentro do contexto de segurança pública. É um universo comum, onde precisamos sempre dialogar e fortalecer esse relacionamento entre as instituições", destacou o coronel Vinícius.

Visita aos militares no Centro de Observação Criminológico

Os militares que se encontram no Centro de Observação Criminológica, área reservada aos policiais militares custodiados, também tiveram um momento de conversa com o comandante-geral, que se mostrou sensível às demandas apresentadas pelos militares. Questões envolvendo as áreas de saúde, assistência social, religiosa e processual serão amadurecidas para oferecer uma melhor assistência por parte da corporação.

A partir da visita de hoje, será elaborado um relatório das constatações observadas para que subsidiem ações que atendam às necessidades apontadas, atentando para a legalidade no tocante à situação particular de cada militar.

 Permanência da PM no Presídio de Segurança Máxima

Durante reunião ocorrida na tarde de ontem (29), com o presidente do Conselho Estadual de Segurança (Conseg), Juiz Maurício Brêda, o comandante-geral afirmou a continuidade da Polícia Militar à frente da administração do Presídio de Segurança Máxima, localizado no complexo prisional.

Atendendo à recomendação do Conseg, em julho deste ano, os militares assumiram a gerência do referido presídio em meio a uma crise de gestão sob acusações de corrupção.

A renovação da intervenção militar dar-se pela "credibilidade que a instituição possui junto à sociedade e pelas ações ostensivas e operacionais que desempenhamos rotineiramente", destacou o coronel Marcus Vinícius. Os militares irão permanecer por mais um período de 90 dias.