Alagoas

Gilberto Farias, presidente da FIEB, morre em São Paulo aos 67 anos

Por Redação com Agências 05/11/2014 18h06

O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), o alagoano Gilberto Farias, morreu nesta quarta-feira (5), aos 67 anos, no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, em decorrência de um câncer que enfrentava desde o mês de outubro.

Ele estava internado na unidade de saúde, mas o câncer entrou em processo de metástase e o alagoano não resistiu ao tratamento. Ele era proprietário do Grupo Agrovale, da região de Juazeiro, e foi eleito em 2013.

"Alagoas perde uma grande figura humana e que se destacou no setor produtivo nacional por sua capacidade de liderança e pelo seu espírito empreendedor", lamentou o senador Fernando Collor, ao tomar conhecimento do falecimento do empresário Gilberto Farias.

A morte do presidente da Fieb repercutiu na sessão deliberativa do Senado Federal na tarde desta quarta-feira, quando senadores, dentre eles, o presidente do Congresso, Renan Calheiros (PMDB), externaram solidariedade à família do empresário.

Com sua morte, deve assumir a presidência da Fieb o empresário Antônio Ricardo Alban, 1º vice-presidente. O corpo do empresário deve ser cremado nesta quinta-feira, 6, em Salvador, em horário ainda não confirmado.

O governador em exercício da Bahia, Otto Alencar, lamentou a morte do presidente da Fieb. "A Bahia perde um grande empresário, que, por sua capacidade e compromisso, foi eleito presidente da Fieb, entidade que representa a indústria baiana. Manifesto o mais profundo pesar e solidariedade aos membros da família, amigos e integrantes da Fieb", disse Otto.

Em nota, o prefeito ACM Neto também lamentou a morte de Carlos Gilberto Farias. "Líder empresarial, Carlos Gilberto Farias contribuiu muito para o desenvolvimento da Bahia, não apenas pela geração de empregos, mas, principalmente, por se dedicar anos e anos à integração entre as micro, pequenas, médias e grandes empresas. Aos familiares do presidente e todos os funcionários do Sistema Fieb, os meus sentimentos", falou ACM Neto.

Gilberto era irmão do empresário Paulo César Farias, morto em sua residência, em 1996, no bairro Guaxuma, em Maceió.