Organizadores do desafio de ciclismo são multados por crime ambiental
Garrafas de água, latas de refrigerantes e recipientes de isotônicos. Todo esse lixo com potencial reciclável foi encontrado pela equipe de Flora e Fauna da FiscaliZação Preventiva Integrada do São Francisco/Alagoas (FPI), na estrada, onde acontecia o Desafio Internacional de Ciclismo na cidade de Arapiraca.
Organizado pela Associação Arapiraquense de Ciclismo e pela Organização Arnon de Melo, o evento ocorreu sem autorização ambiental do IMA, o que rendeu uma multa de R$ 13 mil à entidade esportiva.
A equipe da FPI retirou da estrada entre Craíbas e Arapiraca três sacos de lixo em apenas 50 metros do percurso, embora a sujeira se estendesse por quilômetros.
O Batalhão de Operação Ambiental levou o presidente da Associação Arapiraquense de Ciclismo, Egberto Pedro, à Delegacia Regional de Arapiraca para lavrar um TCO devidos às irregularidades encontradas. O Termo foi registrado pelo delegado platonista.
O Ministério Público Estadual orientou os organizadores da competição que desenvolva uma campanha educativa e crie mecanismos de punição para que os ciclistas evitem o lançamento de lixo no solo e na mata.
Além da autorização ambiental, o IMA cobrou dos organizadores da prova um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. O documento é necessário para obter a autorização ambiental.
O Instituto também solicitou aos responsáveis pelo evento a apresentação, no prazo de dois dias, uma segunda autorização ambiental, desta vez para a etapa deste domingo, cujo percurso é de 233 Km entre Arapiraca e Maceió. "A falta do documento pode aumentar o valor da multa por reincidência", completou o fiscal do IMA, Hidelberto Barbosa.
Em conversa com representantes da FPI do São Francisco, Egberto Pedro reconheceu as falhas no evento e garantiu que no próximo ano adotará todas as medidas necessárias para legalizar a competição ciclista dentro da legislação ambiental. Ele tem 20 dias para recorrer da multa.
Últimas notícias
Virginia viraliza ao dublar áudio de Lorena Maria sobre MC Daniel
JHC aparece entre os cinco prefeitos mais bem avaliados do Brasil; veja o ranking
'A Nova MPB Alagoana': livro investiga trajetórias de artistas alagoanos no cenário atual
Jovens picham escadaria histórica da Associação Comercial e são flagrados por câmeras
Câmeras flagram momento exato em que homem é atropelado por motocicleta em Coqueiro Seco
Polícia Militar promove primeira Corrida Guardiões da Divisa em Colônia Leopoldina
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
