Organizadores do desafio de ciclismo são multados por crime ambiental
Garrafas de água, latas de refrigerantes e recipientes de isotônicos. Todo esse lixo com potencial reciclável foi encontrado pela equipe de Flora e Fauna da FiscaliZação Preventiva Integrada do São Francisco/Alagoas (FPI), na estrada, onde acontecia o Desafio Internacional de Ciclismo na cidade de Arapiraca.
Organizado pela Associação Arapiraquense de Ciclismo e pela Organização Arnon de Melo, o evento ocorreu sem autorização ambiental do IMA, o que rendeu uma multa de R$ 13 mil à entidade esportiva.
A equipe da FPI retirou da estrada entre Craíbas e Arapiraca três sacos de lixo em apenas 50 metros do percurso, embora a sujeira se estendesse por quilômetros.
O Batalhão de Operação Ambiental levou o presidente da Associação Arapiraquense de Ciclismo, Egberto Pedro, à Delegacia Regional de Arapiraca para lavrar um TCO devidos às irregularidades encontradas. O Termo foi registrado pelo delegado platonista.
O Ministério Público Estadual orientou os organizadores da competição que desenvolva uma campanha educativa e crie mecanismos de punição para que os ciclistas evitem o lançamento de lixo no solo e na mata.
Além da autorização ambiental, o IMA cobrou dos organizadores da prova um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. O documento é necessário para obter a autorização ambiental.
O Instituto também solicitou aos responsáveis pelo evento a apresentação, no prazo de dois dias, uma segunda autorização ambiental, desta vez para a etapa deste domingo, cujo percurso é de 233 Km entre Arapiraca e Maceió. "A falta do documento pode aumentar o valor da multa por reincidência", completou o fiscal do IMA, Hidelberto Barbosa.
Em conversa com representantes da FPI do São Francisco, Egberto Pedro reconheceu as falhas no evento e garantiu que no próximo ano adotará todas as medidas necessárias para legalizar a competição ciclista dentro da legislação ambiental. Ele tem 20 dias para recorrer da multa.
Últimas notícias
Homem é morto com quatro tiros, três na cabeça, no bairro Santa Amélia, em Maceió
Homem é assassinado com seis tiros na cabeça no bairro do Feitosa, em Maceió
Motociclista morre após colisão com carro em frente ao Mirante da Sereia, em Maceió
Briga entre irmãos termina em morte a facadas durante confraternização em Pilar
Recusa sexual termina com mulher agredida, enforcada e arrastada pelos cabelos em Feira Grande
Cão farejador localiza tabletes de maconha escondidos em terreno baldio em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
