Autoridades indonésias resgataram 30 corpos de vítimas de desastre aéreo
As autoridades indonésias anunciaram hoje (2) que recuperaram 30 corpos das 162 pessoas que viajavam no Airbus 320-200 da AirAsia, que caiu no Mar de Java no domingo passado (28).
A Agência de Busca e Resgate da Indonésia informou que dez corpos estão em Surabaya, cidade da Ilha de Java, de onde partiu o voo, e onde muitos parentes das vítimas aguardam notícias. Mais oito corpos estão a caminho de Surabaya, quatro estão em Bornéu e oito a bordo das embarcações que os recolheram do mar.
O comandante do navio indonésio Bung Tomo, coronel Yayan Sofiyan, declarou ao canal de televisão local MetroTV que pensam ter localizado, com a ajuda de um sonar, parte da cauda do avião. "Encontra-se no fundo do mar, a cerca de 29 metros de profundidade", informou. O diretor da agência indonésia de busca e resgate, Bambang Soelistyo, ressaltou, porém, que a informação ainda não foi confirmada.
As operações de resgate foram suspensas até sábado, por já ser noite na Indonésia, embora prossigam os trabalhos de localização da fuselagem e das caixas-pretas da aeronave.
O voo QZ-8501 da AirAsia partiu de Surabaya no dia 28 de dezembro e devia aterrissar duas horas depois em Cingapura, mas caiu no Mar de Java, no meio do caminho. A bordo seguiam 155 indonésios, três sul-coreanos, um britânico, um francês, um malaio e um cingapurense, além de sete tripulantes.
O piloto entrou em contato com a torre de controle da Indonésia, quando sobrevoava o Mar de Java, ao sul de Bornéu, e pediu autorização para virar à esquerda e subir dos 32 mil pés de altitude (9,76 mil metros) até 38 mil (11,59 mil metros) para evitar uma tempestade.
A torre de controle aprovou a viragem imediatamente, mas alguns minutos depois já não conseguiu estabelecer contato para autorizar a subida até 34 mil pés.
A Indonésia lançou uma operação internacional de busca e resgate, da qual participam vários países. O mau tempo e a forte ondulação na zona impediram, nos últimos dias, as buscas de vítimas e do avião, que deve se encontrar a uma profundidade entre 25 e 32 metros.
Participam das buscas 29 navios e 17 aviões.
Últimas notícias

São Sebastião recebe nova ambulância para reforçar o atendimento do SAMU

Deputado Delegado Leonam cobra apuração sobre fuga de detentos em presídio de Maceió

Prefeita Ceci celebra: Atalaia recebe nova ambulância do SAMU e garante construção de escola moderna

Deputado Alexandre Ayres cobra aplicação do Cadastro Estadual de Pedófilos após prisão de professor acusado de estuprar adolescente autista em Maceió

Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano

Junqueiro continua investindo em preparação para o SAEB
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
