Alagoas

Seca deixa 3 municípios de AL em estado de emergência por 180 dias

Por Redação com Gazeta WEB 09/02/2015 11h11
Seca deixa 3 municípios de AL em estado de emergência por 180 dias
Seca - Foto: Divulgação

Prefeitos de três municípios decretaram situação de emergência pública por 180 dias, em virtude da estiagem. Os decretos – que abrangem as cidades de Campo Alegre, Junqueiro e Teotônio Vilela - foram publicados nesta segunda-feira (9), no Diário Oficial do Estado (DOE).

Os decretos levam em consideração a preservação do bem estar da população e das atividades socioeconômicas das regiões atingidas por ventos diversos, bem como a edição imediata das medidas que se fizerem necessárias para, em regime de cooperação, combater situações emergenciais.

Os municípios consideram a pouca vazão dos poços artesianos, falta de chuva e a seca nos canaviais. Estudos apontam que a estiagem nas cidades é umas das piores dos últimos 50 anos e a atividade predominante é a agropecuária, com influência direta na geração de renda e empregos.

As prefeituras também consideram “os impactos decorrentes das perdas significativas na agropecuária da região e a situação crítica de lavouras, pastagens e reservas hídricas, o que compromete reservatórios locais, ocasionando grandes dificuldades da população quanto ao abastecimento de água para consumo humano e animal. Os municípios também consideram que os habitantes não têm condições satisfatórias de superar os danos e prejuízos, tendo a situação econômica desfavorável”.

Portanto, fica declarada a situação anormal, caracterizada como situação de emergência, por 180 dias. Os decretos autorizam a mobilização de todos os órgãos municipais e estaduais a atuarem nas ações de resposta aos problemas da seca.