Sertão

Fornecimento de água no sertão deve ser normalizado amanhã

Por Redação 09/02/2015 12h12
Fornecimento de água no sertão deve ser normalizado amanhã

O rompimento de um reservatório de água da Companhia de Saneamento de Alagoas(Casal), na cidade de Olho D´Água das Flores, na manhã do último sábado (07), deixou a população de 17 municípios alagoanos sem o abastecimento de água.

Durante todo o final de semana os técnicos da Casal estão trabalhando com o objetivo de restabelecer o fornecimento de água nos municípios que fazem parte do sistema coletivo da Bacia Leiteira e que foram afetados com o rompimento do reservatório. De acordo com o gerente da Unidade de Negócio Bacia Leiteira, da Casal, José Arnaldo, o reservatório de Olho d’Água das Flores possui capacidade de 1.250m³ . Ele explicou também o fornecimento de água nessa região há dois reservatórios, apenas um se rompeu. 

A Casal informou que até a amanhã( 10) cerca de 12 municípios já devem estar com o fornecimento restabelecidos entre eles : Batalha, Major Isidoro, Cacimbinhas, Jacaré dos Homens, Carneiros, Olho d’Água das Flores, São José da Tapera, Senador Rui Pameira, Monteirópolis, Palestina, Olivença e Jaramataia.

A previsão dos técnicos da Casal é de que até a próxima sexta-feira (13) os outros cinco municípios que também foram afetados – Santana do Ipanema, Poço das Trincheiras, Maravilha, Ouro Branco e Dois Riachos – tenham o abastecimento de água restabelecido.

O vice-presidente de Gestão Operacional da Casal, Francisco Beltrão, esteve pessoalmente no último sábado(07) no município de Olho D’Água das Flores para verificar a gravidade do acidente e analisar quais as medidas emergências que deveriam ser tomadas sobre as consequências geradas pelo acidente.

Francisco Beltrão afirmou que somente a perícia técnica vai apontar o que teria provocado o rompimento do reservatório de água. Com o resultado da perícia que deve ser publicado em até trinta dias, os técnicos da Casal vão avaliar se haverá necessidade de construir um novo reservatório.

Assistência às famílias atingidas

Apesar das cenas de destruição que foram registradas após a força da água arrastar carros, destruir parte do calçamento e destruir seis casas, não houve vítimas fatais. Cerca de quatorze pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas ao hospital de Santana do Ipanema.

De acordo com Francisco Beltrão, a Casal está arregimentando carros-pipa para abastecer os estabelecimentos hospitalares da região até que o abastecimento de água seja restabelecido.

O órgão também vai indenizar as famílias que tiveram as casas atingidas e prefeitura de Olho D'Água das Flores também está prestando assistência aos moradores atingidos.