Capital

Paus-de-arara são pauta de encontro entre PRF e Igreja Católica em Alagoas

Por 7 Segundos com Assessoria 23/02/2015 15h03
Paus-de-arara são pauta de encontro entre PRF e Igreja Católica em Alagoas
- Foto: Assessoria

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) reuniu-se, na tarde da última sexta-feira (20), com representantes da Igreja Católica em um encontro de arcebispos que acontecia em Palmeira dos Índios/AL. A reunião, que tratou principalmente sobre a situação de romeiros que viajam em paus-de-arara para santuários do Nordeste do país, teve a participação de arcebispos de quatro estados: Alagoas, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco.

Este encontro foi derivado de outro, ocorrido no final do ano passado, em Pernambuco, quando a PRF procurou a Igreja e enfatizou a necessidade de trabalharem juntas na conscientização dos fiéis no sentido de não utilizarem os chamados "paus-de-arara" para os deslocamentos das romarias. O problema, que envolve também questões culturais e religiosas, já foi tratado no Ceará, principal destino dos romeiros.

Desta vez, em um encontro maior, que reuniu a curia de quatro estados, a PRF falou novamente do perigo de acidentes graves e do risco de vida que essas pessoas correm ao se submeterem a viagens nesse tipo de veículo, sem as mínimas condições de segurança, higiene e saúde.

Durante a conversa, foi ratificado que a PRF precisa cumprir a lei e que vai fazê-la da forma mais responsável possível, tentando combater o problema na origem, antes de os romeiros pegarem a estrada. Entretanto, foi pontuada a necessidade de envolvimento da Igreja nesta conscientização, já que precisa ser esclarecido aos fiéis que eles não precisam ariscar as suas vidas para que a penitência e suas obrigações religiosas sejam cumpridas.

A PRF também colocou suas Comissões de Educação para o Trânsito à disposição da Igreja para ministrar palestras nas paróquias a fim de demonstrar os riscos e perigos de viajar nesse tipo de condução. Outro ponto interessante a ser tratado são as consequências da fiscalização, como as multas aplicadas, o transbordo dos passageiros para um transporte adequado às custas do transportador e o transtorno de ter a viagem interrompida.