Alagoas

Fiscalização verifica ocupações irregulares na Barra Nova, em Marechal Deodoro

Por Redação com Agência Alagoas 24/02/2015 21h09
Fiscalização verifica ocupações irregulares na Barra Nova, em Marechal Deodoro
- Foto: Agência Alagoas

A equipe de fiscalização do Instituto do Meio Ambiente (IMA) faz um levantamento das ocupações existentes na área que margeia o Córrego dos Mamões, localizado na Barra Nova (na cidade de Marechal Deodoro). Denúncias de moradores da região apontam para irregularidades como a construção dentro de manguezais e aterro de áreas de vazante.

Durante o carnaval, após receber denúncias de moradores, a equipe de plantão esteve no local para fazer os primeiros levantamentos. Foram muitos os problemas encontrados pelos técnicos, entre eles: esgoto vertendo sem qualquer tipo de tratamento; construções na área de mangue; e desmatamento e aterros às margens do córrego.

Em um condomínio em construção na região, a equipe flagrou possíveis descumprimentos das condicionantes impostas com a emissão da licença de instalação, entre as quais, a preservação da vegetação existente para facilitar a infiltração da água e evitar alagamentos.

Segundo informações do diretor técnico do IMA, Ricardo Freitas, caso sejam comprovados os problemas, o proprietário do empreendimento poderá sofrer sanções como o cancelamento da licença ambiental.

De acordo com informações de Alex Nazário, geógrafo consultor do IMA, o Córrego dos Mamões, também conhecido como Rego ou Riacho dos Mamões, é uma área de infiltração que sofre interferência direta do movimento da maré.

Nazário explica que, como o solo é raso, é comum a área ter alagamentos durante as marés cheias e períodos de chuvas intensos. Dessa forma, não é recomendado que sejam construídas casas no local. “Além disso, o manguezal é considerado uma Área de Preservação Permanente, não deve ser tocado”, revela.