Educação

Durante protesto servidores da educação municipal ocupam prédio da Câmara

Por Redação 16/03/2015 10h10
Durante protesto servidores da educação municipal ocupam prédio da Câmara
- Foto: Fotos: Josival Meneses

Os professores e servidores da rede municipal de ensino realizaram um protesto pelas ruas de Arapiraca para reivindicar, entre outras pautas, o reajuste salarial de 2014 que não foi repassado pelo município. A concentração aconteceu a partir das 7h desta segunda-feira(16) na Praça Luis Pereira Lima, Centro de Arapiraca e seguiu pelas principais ruas da cidade. 

Ao chegar em frente a Câmara Municipal de Arapiraca um grupo de manifestantes entrou no prédio do legislativo municipal e conclamava os vereadores para participar da luta dos trabalhadores da educação. 

Com palavras de ordem como " Educação na rua, Célia Rocha a culpa é sua", os manifestantes ocuparam corredores e o plenário da Câmara Municipal. Os professores  foram recebidos pelo presidente Márcio Marques, que marcou uma reunião para a próxima quarta-feira (18) .

"Vamos explanar a situação dos servidores da educação para os vereadores e solicitar que eles se engajem nessa luta", afirmou André Luis.   

 

Estudantes e pais de alunos também participaram do protesto em apoio a categoria. Eles exibiam cartazes e faixas com erros de grafia, evidenciando a importância desses profissionais na formação educacional de todo cidadão.

“ Sem o professor não há gente alfabetizada, não há médicos, nem engenheiros,não há desenvolvimento social e econômico. Eles precisam ser respeitados e seus direitos garantidos”, afirmou uma estudante.

Para demonstrar a indignação e chamar a atenção da sociedade os manifestantes sentaram em um dos trechos da Avenida Rio Branco, Centro da cidade, o trânsito ficou congestinado por um longo tempo.


Reajuste
Os professores esperam o reajuste salarial desde o mês de abril do ano passado, data-base da categoria , mas até agora não houve acordo entre o município e o sindicato dos professores.

Nas últimas negociações realizadas ainda no ano passado a categoria reivindicava um percentual de 8,32% mas o município tinha oferecido apenas 2%, o que foi rejeitado pela maioria.

Este ano o Sinteal Regional Arapiraca esteve reunido com a nova secretária Maria Gorete, mas não houve avanços nas negociações. 

Veja o vídeo da manifestação dos servidores da educação Aqui

Professores entrando no prédio da Câmara, veja o vídeo Aqui