Samu nas Escolas orienta estudantes sobre urgência e emergência
Estratégia para conscientizar a população sobre o papel do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), o Projeto Samu nas Escolas continua orientando os estudantes da Rede Estadual de Ensino. Desta vez, os alunos da Escola Estadual Geraldo Melo, localizada no Conjunto Graciliano Ramos, no Tabuleiro do Martins, receberam a equipe do programa.
Durante a ação, que é realizada graças à parceria firmada com alunos do curso de Medicina da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), foram ministradas palestras sobre noções básicas de primeiros socorros em casos de queimaduras, choque elétrico, desmaios, entre outros temas. Os técnicos do Samu também orientaram sobre a importância de utilizar, de forma adequada, os serviços do Samu, através do 192. Isso porque, diariamente, o percentual de trotes passados para o serviço chega a 70% das ligações, o que pode comprometer o atendimento a quem realmente precisa.
"Esse projeto é uma das alternativas para que possamos diminuir o número de trotes, principalmente de crianças e adolescentes, que é a faixa etária que faz aciona o 192", salientou o gerente Samu Maceió, Lucas Casado, acrescentando que os adultos também praticam trotes. A ação caracteriza crime, de acordo com o artigo 288 do Código Penal Brasileiro (CPB).
Iniciativa Aprovada
E o Projeto Samu nas Escolas foi aprovado pela comunidade escolar da Geraldo Melo. "A iniciativa do Samu em promover essa interação com os alunos é importantíssima, não apenas pela conscientização sobre o trote, mas também sobre os primeiros socorros, caso ocorra um acidente na escola", destacou a diretora da unidade escolar, Irineide de Araújo Costa.
De acordo com a diretora a Escola Geraldo Melo, já ocorreram vários acidentes na unidade e, partir de agora, os próprios alunos poderão fazer um pré-atendimento, enquanto o s socorristas do Samu não chegam no local. "Com certeza, com as palestras sobre os trotes e como fazer os primeiros socorros, os alunos poderão colocar em prática todo conhecimento não só na escola, mas também em qualquer lugar em que estejam", salientou.
Para Fernanda Oliveira dos Santos, 16 anos, que cursa o 3º ano "C" na Escola Geraldo Melo, o Projeto Samu nas Escolas representa uma iniciativa muito relevante, porque tem o objetivo de contribuir com a disseminação do conhecimento para as futuras gerações. "Muito bom saber como proceder caso haja um acidente com um colega", disse ela, acrescentando que, agora saberá o que fazer caso haja um desmaio, um choque elétrico ou mesmo uma queimadura.
O Projeto
O Samu nas Escolas se baseia nas orientações do Ministério da Saúde (MS) e visa desenvolver um processo educativo com a população, considerando a escola como um local privilegiado de formação e informação. No Samu Maceió o projeto é realizado pelo Serviço Social em parceria com estudantes do Curso de Medicina da Ufal.
Últimas notícias
Consignados: INSS passa a exigir biometria facial a partir desta terça
Ilumina realiza ação emergencial do Projeto Poste Limpo após incêndio em fiação na Av. Fernandes Lima
Weverton reage a convocação para disputar a Copa do Mundo com a Seleção Brasileira
Diretor da OMS afirma estar ‘profundamente preocupado’ com epidemia de Ebola no Congo
Monumento Natural do Rio São Francisco recebeu mais de 1,1 milhão de visitantes em 2025
Corpo do ex-comandante aéreo de AL será velado e cremado nesta terça
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
