Justiça obriga prefeitura de São Luiz do Quitunde a realizar cirurgia em criança

O desembargador Pedro Augusto Mendonça de Araújo, do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), manteve a liminar que obriga o município de São Luiz do Quitunde a providenciar o tratamento médico de uma criança diagnosticada com cisto poplíteo. A decisão foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico (DJE) desta sexta-feira (24).
De acordo com a liminar, concedida pelo juiz da Comarca, o município deverá providenciar o tratamento da paciente com a realização de cirurgia, internação hospitalar, realização dos exames pré-operatórios que forem necessários e possível biópsia, sob pena de multa diária de R$ 500,00 em caso de descumprimento. O prazo estipulado foi de dez dias.
Objetivando suspender a determinação, o município ingressou com agravo de instrumento no TJ/AL. Sustentou que vem passando por dificuldades financeiras e que o custeio do tratamento repercutirá no orçamento.
O desembargador, no entanto, negou o pedido de efeito suspensivo. “Não vislumbro nos autos os requisitos autorizadores para a concessão do efeito suspensivo ao presente recurso, uma vez que se revela acertada a decisão singular, por estar em consonância com a jurisprudência pátria”, afirmou.
Ainda segundo o desembargador, o município quer se afastar da sua obrigação de arcar com o procedimento, criando desmotivadamente “obstáculos ao direito constitucionalmente garantido à parte beneficiada de receber a referida cirurgia, imprescindível para a sua saúde, visto que foi diagnosticada com um cisto em fossa poplítea, localizado atrás do joelho direito e já se espalhando na coxa direita”, ressaltou.
A doença
O cisto poplíteo é o acúmulo de líquido sinovial em uma bolsa situada na região posterior do joelho. O processo ocorre quando o liquido presente na articulação do joelho extravasa para essa bolsa, localizada entre os músculos gastrocnêmio e semimembranoso, causando assim um aumento de seu volume, formando o cisto.
Últimas notícias

Idoso é encontrado morto dentro de casa no bairro Cacimbas, em Arapiraca

Polícia Militar realiza fiscalização nas feiras livres do município de Arapiraca neste domingo (21)

Quatro menores são apreendidos após furtar e desmanchar moto no município de Delmiro Gouveia

Com apresentações e culto ao vivo, o funeral de Charlie Kirk reuniu uma multidão no Arizona, Estados Unidos

Homem é preso suspeito de furtar residência no bairro Farol, em Maceió

Caetano, Chico, Djavan e Gil cantam juntos antes de ato musical no RJ; veja
Vídeos e noticias mais lidas
![[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete](https://img.7segundos.com.br/rKn9QdDDcqz4uBcs9YUwZQQnoTk=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/146144-whatsapp_image_2020_01_02_at_08_46_27_jpeg.jpeg)
[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete

"Sua irmã não quis transar e a matei", confessa autor de feminicídio em Minas Gerais

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Vídeo mostra momento em que cliente é morto em oficina de Arapiraca; vítima tinha antecedentes
