Baixo São Francisco

Funcionários de usina entram em greve por falta de pagamento

Por 7 Segundos 11/05/2015 15h03
Funcionários de usina entram em greve por falta de pagamento
- Foto: Reprodução

Os trabalhadores rurais da Usina Paisa, localizada na Fazenda Várzea Grande, zona rural de Penedo, paralisaram as atividades na manhã desta segunda-feira (11) por causa da falta de pagamentos dos salários.

Com faixas, os funcionários exigem do Grupo Toledo, responsável pela usina, o pagamento dos valores referentes aos meses trabalhados. "Queremos receber o que é nosso" e "Comecem a pagar a metade da dívida esta semana e a outra metade até agosto", foram algumas das frases escritas. De acordo com eles, caso não recebam, iram interromper a próxima moagem.

No final da última quinta-feira (07), os funcionários foram obrigados a vontar a pé para suas casas porque a direção da empresa não permitiu que os coletivos realizassem o transporte dos trabalhadores. A ação foi motivada devido um protesto realizado pelos profissionais.

De acordo eles, além do atraso, na maioria da vezes, o pagamento é parcelado. “Quando vamos olhar o depósito nas contas eles depositam R$ 100, R$ 150. É uma humilhação´”, denunciou um funcionário, que preferiu ter a identidade preservada.

A equipe de reportagem do Portal 7 Segundos tentou entrar em contato com a Assessoria de Comunicação do Grupo Toledo, responsável pela usina, mas até o fechamento desta matéria, não obteve êxito.

Em agosto do ano passado, o Juiz do Trabalho André Antônio Galindo Sobral, da Vara de Trabalho de Penedo, concedeu sentença liminar após o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Alagoas ajuizar Ação Civil Pública contra a usina pelo não pagamento de verbas rescisórias, férias e atraso de salários dos seus empregados