Alagoas

Operação Brasil Integrado Nordeste obtém resultado positivo em Alagoas

Por 7 Segundos com Agência Alagoas 13/06/2015 08h08

Em coletiva na tarde desta sexta-feira (12), na sala de reunião da Secretaria de Estado da Defesa Social e Ressocialização (Sedres), foi apresentado o balanço final da Operação Brasil Nordeste Seguro planejada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça, ocorrida em toda a região durante os dias 10 e 11. Alagoas mobilizou um efetivo de 574 agentes de segurança pública envolvendo as polícias Civil, Militar, Rodoviária Federal, o Corpo de Bombeiros e também contou com apoio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT).

Para os representantes das instituições o saldo foi bastante positivo e a integração é, indiscutivelmente, responsável pelo êxito alcançado. Durante os dois dias foram presas 20 pessoas em flagrante, além de cinco menores apreendidos. Também foram apreendidas 15 armas de fogo, mais 32 munições, maconha, crack e 14 veículos. Entre as prisões, aconteceu a de dois peruanos que estavam no Brasil indevidamente com os vistos vencidos e são acusados de aplicar golpes em pelo menos cinco estados.

O comandante de Policiamento da Capital, tenente-coronel PM Marcos Sampaio, que representou o comandante-geral coronel Lima Júnior, reforçou a importância de um trabalho conjunto idealizado desde o início do novo Governo. “As polícias estavam juntas na capital e no interior e isso faz a diferença. Os resultados têm sido muito bons e não há palavras que substituam empenho e integração”, afirma o oficial.

Para o delegado Acácio Júnior, chefe da delegacia Antissequestro da Deic, representante do delegado-geral Paulo Cerqueira na coletiva, “os trabalhos conjuntos só fortalecem mais a segurança pública e combatem com mais eficácia a criminalidade”.

Pelo Corpo de Bombeiros e representando o comandante-geral, coronel Adriano Amaral, falou a capitã Simone Tenório enfatizando o trabalho de prevenção e fiscalização nas ruas, além da escala reforçada de sobreaviso durante os dois dias. O inspetor Remi Alcântara, superintendente da PRF, não teve pensamento diferenciado do coronel Sampaio e do delegado Acácio, ele também concorda com a integração.

“A operação foi muito positiva e, apesar de não ser a primeira,percebemos uma grande integração entre as forças policiais. Faço a avaliação destacando a sinergia observada entre as polícias que é um processo de construção que só aperfeiçoa cada operação”, ressalta Alcântara.

O secretário Alfredo Gaspar de Mendonça Neto chega à conclusão de que “não há mais dúvidas de que a soma das forças é o que reverte o processo da violência e o resultado a operação em dois dias é o certificado de que a segurança pública está encorajada e vigilante. Na capital e no interior a integração tem mantido a sua imagem positiva”, conclui.