Arapiraca

Campus da Ufal em Arapiraca se prepara para receber aprovados de medicina

Por 7 Segundos 16/06/2015 13h01
Campus da Ufal em Arapiraca se prepara para receber aprovados de medicina
- Foto: Josival Meneses/ Segundos

Mesmo com a greve dos servidores da Universidade Federal de Alagoas deflagrada no mês passado  as obras de construção do complexo de saúde do campus da Ufal em Arapiraca estão a todo vapor. 

A diretora do campus, Eliane Cavalcante, informou que a empresa responsável pela construção da obra, que terá 26 mil metros quadrados e vai dispor de laboratório, salas de aula, área administrativa, entre outros setores, já realizou os serviços de terraplenagem, derrubada de um muro que separava o campus da unidade prisional e retiradas de árvores.

“O contrato para o início da construção das obras foi assinado em fevereiro desse ano e a universidade tem até fevereiro de 2017 para concluir todo o projeto, respeitando o prazo de finalização que é de dois anos”, afirmou a diretora do campus.

Para esse primeira fase de infraestrutura do curso de medicina da Ufal em Arapiraca foram disponibilizados recursos na ordem de R$ 13 milhões. Ma após a implantação efetiva do curso com o início do ano letivo novos recursos serão alocados  para ampliar a estrutura física.

Eliane Cavalcante explicou que os estudantes aprovados no vestibular de medicina da Ufal não serão prejudicados por não terem ainda um prédio próprio para a realização das aulas. O  campus da Ufal em Arapiraca  já dispõe de uma estrutura para dar suporte a esse novo curso no interior do estado.

“Temos vinte e oito salas de aulas que serão utilizadas para as aulas teóricas dos dezesseis cursos da Ufal, incluindo o de medicina. Já estamos estruturando a biblioteca com livros específicos para o curso e  adquirimos também peças anatômicas que serão utilizadas pelos professores e estudantes durante as aulas ”, explicou.

A diretora informou ainda que a prefeitura de Arapiraca disponibilizou toda a rede pública municipal de saúde para as aulas práticas do curso de medicina. Dessa forma não haverá nenhum tipo de desvantagem em relação a outros cursos ofertados na capital.

Professores e administrativo-técnico

A universidade já realizou  dois concursos ofertando  vagas para professores destinados ao curso de medicina, quinze candidatos conseguiram aprovação. Até o final do ano serão realizados mais dois concursos com o objetivo de atender a demanda dessa fase inicial do curso de medicina em Arapiraca.

Com relação a equipe administrativa e técnica,  a diretora do campus informou que estão sendo chamando os aprovados do último concurso e que não tinham sido convocados.

Início das aulas

Os aprovados no curso de medicina vão ter que esperar o final da greve dos servidores da Ufal para que a universidade conclua o primeiro semestre do ano levito de 2015 e, somente depois,   iniciar a aulas de medicina no campus da Ufal em Arapiraca.