Soberania alimentar exige maior articulação de países sul-americanos
Os programas de segurança alimentar têm avançado na América do Sul, especialmente nos países integrantes da União de Nações Sul-Americanas (Unasul). Para a especialista no tema Maria Rita Marques de Oliveira, é fundamental a articulação dos países do bloco. Além disso, destacou a necessidade de os governos de todas as nações aportarem mais recursos para a articulação desse trabalho, além da viabilização das redes locais.
Maria Rita Marques é diretora técnica da Rede Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional da União das Nações Sul-Americanas (Rede SSAN-Unasul). Ela participou ontem (16), na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), do Seminário Internacional da Rede.
A diretora avaliou que o Conselho de Ciência, Tecnologia e Inovação (Cosucti), da Unasul, tem caminhado bem. “A gente tem conseguido fazer parcerias com os países. O Brasil tem pelo menos 21 projetos no contexto da Unasul envolvendo pesquisadores brasileiros e da região”.
A expectativa dela é que, a partir de agora, todos os países institucionalizem os programas de segurança alimentar nas suas agendas.
Pesquisadores do Brasil, Chile e Venezuela discutiram no seminário assuntos de interesse da Rede, com destaque para sociotecnologia, segurança alimentar e nutricional e soberania alimentar.
Entre 24 e 26 de junho, será realizado em Foz do Iguaçu (PR) o 1º Fórum do Programa Rede SSAN-Unasul. Para a diretora técnica, o encontro é fundamental para “amadurecer” o que será debatido no fórum.
No evento do final de mês deverão ser estruturados os grupos de formação da Rede SSAN. Nos debates previstos para a agenda do fórum está a criação do estatuto da Rede; a constituição do comitê técnico e científico, além do modelo dos centros de ciência e tecnologia, responsáveis pelas pesquisas, ensino e extensão, que funcionarão como núcleos nas instituições de ensino.
Últimas notícias
Renan Filho anuncia reforço na saúde e segurança em São Luís do Quitunde
Família procura cachorro desaparecido em Arapiraca após possível fuga
Enfermeira esfaqueada em União passa por cirurgia e colega segue foragida
Ciclone extratropical na costa do Brasil põe estados em alerta de perigo
Morte de 80 cavalos de raça por intoxicação em AL ganha repercussão nacional
Lula se reúne com advogado de Lulinha em meio a investigações da PF
Vídeos e noticias mais lidas
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
Abastecimento do Tabuleiro é paralisado para conserto de rompimento em adutora
