Soberania alimentar exige maior articulação de países sul-americanos
Os programas de segurança alimentar têm avançado na América do Sul, especialmente nos países integrantes da União de Nações Sul-Americanas (Unasul). Para a especialista no tema Maria Rita Marques de Oliveira, é fundamental a articulação dos países do bloco. Além disso, destacou a necessidade de os governos de todas as nações aportarem mais recursos para a articulação desse trabalho, além da viabilização das redes locais.
Maria Rita Marques é diretora técnica da Rede Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional da União das Nações Sul-Americanas (Rede SSAN-Unasul). Ela participou ontem (16), na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), do Seminário Internacional da Rede.
A diretora avaliou que o Conselho de Ciência, Tecnologia e Inovação (Cosucti), da Unasul, tem caminhado bem. “A gente tem conseguido fazer parcerias com os países. O Brasil tem pelo menos 21 projetos no contexto da Unasul envolvendo pesquisadores brasileiros e da região”.
A expectativa dela é que, a partir de agora, todos os países institucionalizem os programas de segurança alimentar nas suas agendas.
Pesquisadores do Brasil, Chile e Venezuela discutiram no seminário assuntos de interesse da Rede, com destaque para sociotecnologia, segurança alimentar e nutricional e soberania alimentar.
Entre 24 e 26 de junho, será realizado em Foz do Iguaçu (PR) o 1º Fórum do Programa Rede SSAN-Unasul. Para a diretora técnica, o encontro é fundamental para “amadurecer” o que será debatido no fórum.
No evento do final de mês deverão ser estruturados os grupos de formação da Rede SSAN. Nos debates previstos para a agenda do fórum está a criação do estatuto da Rede; a constituição do comitê técnico e científico, além do modelo dos centros de ciência e tecnologia, responsáveis pelas pesquisas, ensino e extensão, que funcionarão como núcleos nas instituições de ensino.
Últimas notícias
Policial Civil de Alagoas vence ultramaratona de 235 km em Minas Gerais
Maragogi é finalista do Prêmio Francisco Dornelles de Inovação Municipal 2025
CCJ da Câmara pode analisar cassação de Carla Zambelli nesta terça
'Respeito meus enteados, mas penso diferente', diz Michelle
CPMI prende ex-coordenador do INSS após nove horas de depoimento Fonte: Agência Senado
Mulher é atropelada por carro perto do Marco dos Corais, na orla de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
