PM promove palestras sobre drogas e violência com alunos de Lagoa da Canoa

Nesta sexta-feira (19), alunos da Escola Municipal José Rodrigues Filho, em Lagoa da Canoa, participaram de várias palestras promovidas por integrantes da Polícia Militar. A iniciativa é parte de um esforço conjunto entre Prefeitura, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ministério Público e a Polícia Militar do Estado de Alagoas, que desenvolve o Programa Educacional de Resistência às Drogas, o chamado PROERD.
O Programa é uma adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education (DARE), surgido em 1983. No Brasil, o programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e hoje é adotado em todo o Brasil, consistindo num esforço cooperativo entre os policiais instrutores, educadores, pais e comunidade para oferecer atividades educacionais em sala de aula, a fim de prevenir e reduzir o uso de drogas e a violência entre crianças e adolescentes.
Recentemente, em Lagoa da Canoa, foi realizada uma pesquisa para se detectar qual o maior problema vivido pela população e o resultado foi quase que unânime apontado para a insegurança. A Escola José Rodrigues Filho, devido ao grande número de alunos matriculados (1.240), também enfrenta problemas relacionados à indisciplina e suspeita de uso de drogas entre alguns alunos.
Segundo o prefeito Álvaro Melo (PMDB), a presença do PROERD na escola representa o primeiro passo para a construção do Plano Municipal de Segurança de Lagoa da Canoa.
"A partir de hoje estamos iniciando a construção do nosso Plano Municipal de Segurança. Muitas reuniões e audiências públicas serão realizadas, sempre com o apoio da Prefeitura, Governo do Estado, Ministério Público, OAB e a sociedade em geral. Nosso objetivo é garantir uma política de segurança local que vá de encontro às pessoas que insistem em viver fora da lei", garantiu o prefeito.
Recentemente, alunos da Escola realizaram uma manifestação pelas ruas da cidade, que ganhou destaque na mídia estadual. No ato eles reivindicaram mais segurança, uma vez que dias antes ao protesto foram registrados um homicídio, há poucos metros da escola, e um arrastão dentro de outra escola da rede estadual.
O PROERD tem como missão educar crianças, reunindo esforços da família, polícia e escola, além de fortalecer a auto estima do aluno e apresentar para ele um modelo positivo de vida. O Programa, através da educação, desenvolve habilidades e conhecimentos nas crianças e jovens para resistirem às drogas de todos os tipos e, em contrapartida, haver menos violência nas escolas.
Os militares instrutores do PROERD foram recepcionados pelo prefeito Álvaro Melo e representantes das secretarias de Educação e Assistência Social.
Últimas notícias
Colisão envolvendo três carros provoca engarrafamento na AL-220, em Arapiraca

Jacaré encontrado próximo de residências é resgatado por moradores em Arapiraca

Corpos de líderes cristãos são encontrados em vala comum na Colômbia

Prefeitura de Pão de Açúcar retifica e prorroga edital de Concurso Público

Prefeito inicia comemoração do 78º aniversário de Junqueiro com corrida de rua

Alagoas possui 10 barragens com alto risco de acidente, afirma relatório da ANA
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
