Capital

SMTT passa a fiscalizar o entorno de instituições de ensino a partir desta 2ª

Por Redação com Assessoria 11/07/2015 17h05
SMTT passa a fiscalizar o entorno de instituições de ensino a partir desta 2ª
- Foto: Assessoria

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Maceió dará início, na próxima segunda-feira (13), ao projeto “Amigo da Escola”, voltado à fiscalização e orientação de condutores de transportes escolares e veículos particulares que transitam em regiões próximas de escolas. A ação dá continuidade ao compromisso do órgão em garantir a segurança e bem-estar de alunos e pais.

Em reunião com o corpo técnico da SMTT, o diretor de Operações de Trânsito da SMTT, Zenildo Filho, explicou que o objetivo do projeto é ordenar e coordenar o embarque e desembarque de alunos. “Auxiliaremos a travessia dos estudantes na faixa de pedestres e ficaremos atentos às irregularidades de transportes clandestinos, bem como à obrigatoriedade de equipamentos de segurança”, detalha.

Até o final deste ano, cerca de 60 escolas deverão ser visitadas por equipes de fiscais de transportes e agentes de trânsito da SMTT. “Os condutores que passarem pelas escolas onde a equipe do projeto estiver serão orientados sobre tópicos como a importância de reduzir a velocidade dos veículos para facilitar a travessia de alunos nas áreas onde existem escolas”, disse o diretor.

Ele ainda esclarece que o projeto “Amigo da Escola” deverá ter como impacto inicial e imediato a presença da equipe da SMTT no local fazendo um trabalho de fiscalização e orientação. “As principais irregularidades serão coibidas priorizando a situação da fluidez do local, bem como a segurança dos estudantes”.

O diretor chama a atenção para algumas reclamações comuns detectadas pela SMTT em relação ao quadro de colégios de Maceió. “Existem casos em que o responsável pela criança para o carro em fila dupla, desembarca a criança no meio da pista e gera o risco de atropelamento”, destaca.